Entrevista – Yuri Diogenes – Cloud Computing e Segurança

Tempo de leitura: 6 minutos

Yuri Diogenes - Cloud Essentials

Yuri Diogenes é um profissional de TI renomado no Brasil e no Mundo, atualmente morando no EUA, Yuri trabalha para a Microsoft onde trabalha com BYOD , segurança e outras tecnologias Microsoft.

Yuri é também professor de Segurança na EC-Council University em  Albuquerque nos EUA.

Yuri Diogenes é autor de diversos livros, que vão desde guias de produtos Microsoft a Preparatórios para Certificações.

Possui uma carreira consolidada e é altamente qualificado, possuindo diversas certificações como: CISSP, E|CEH, E|CSA, E|CHFI, CompTIA, Security+, CompTIA Cloud Essentials Certified, CompTIA Network+, CompTIA Cloud+, CompTIA Mobility+, CASP, MCSE, MCTS e MCT.

Acesse os sites do Yuri Diogenes e saiba mais sobre ele:

yuridiogenes.us

yuridiogenes.wordpress.com

Livro Certificação Cloud Essentials

Livro Certificação Cloud Essentials

Yuri Diogenes lançou em 2014 junto com Manuel Veras, o primeiro livro dedicado a certificação de Cloud Essentials (Exame CLO – 001) no Brasil.

O Livro conta com os seguintes tópicos:

Entre outros assuntos, o leitor encontrará neste livro:

  •  Os conceitos e características de mercado da computação em nuvem independente da plataforma;
  •  Entendimento sobre o valor agregado deste modelo ao negócio da empresa;
  • Conceitos técnicos a respeito dos tipos e modelos de nuvem;
  • Passos genéricos para a adoção da computação em nuvem;
  • Entendimento do impacto no gerenciamento de TI com a adoção da computação em nuvem no ambiente;
  • Os riscos relacionados à segurança, às consequências e fatores de mitigação.

Mais Informações e compra disponíveis no site da Editora:

Livro Certificação Cloud Essentials – Editora Novaterra

Yuri Diogenes – Entrevista

Yuri me concedeu uma entrevista Rápida onde fala sobre algumas questões como Cloud Computing, Segurança e o mercado de TI.

1 – Você é um profissional com uma carreira consolidada principalmente na área de Segurança da Informação e Recentemente você lançou um livro preparatório para a Certificação Cloud Essentials.  Como Você enxerga o mercado atual de Cloud Computing?

R: Moro nos EUA há 12 anos e tenho primariamente a visão do mercado de cloud computing daqui, que é crescente para todos os tipos de empresas. A resistência maior ainda fica em órgãos governamentais. Do ponto de vista do empresário que quer agilidade no negócio, a troca de CAPEX por OPEX e o melhor uso da sua equipe de TI (pois a grande parte ainda usa como operacional – apagar incêndio), a migração para nuvem é perfeita. Venho acompanhado de longe a evolução do Brasil no âmbito de adoção da computação em nuvem e o panorama é propício, tendo em vista que muitas empresas já começam a identificar o valor que esta tecnologia agrega ao negócio.

2 – Você acredita que o Mercado de Cloud Computing pode ser promissor para todas as áreas de TI, inclusive para profissionais de segurança?

R: Sem dúvida. A resistência contra à adoção da computação em nuvem não vai trazer benefícios nem as empresas e nem aos profissionais, principalmente os de segurança da informação. Estes profissionais devem ajudar as empresas a adotarem esta tecnologia de forma segura. Evangelizar e guiar desde a escolha do provedor até à adoção. Existe um universo grande de oportunidades nesta área que ainda não foi completamente explorado.

3 – No Brasil vimos um grande crescimento de Cloud Computing no ultimo ano, mas um dos grandes impedimentos para a adoção por empresas, ainda é a Segurança. Muitas questionam a utilização de Uma Nuvem Pública devido ao medo de exposição de dados.  Você acredita que os provedores de Cloud fornecem a segurança adequada para os clientes? A segurança deve mesmo ser um impedimento para a adoção de Cloud?

R:  A segurança é e por muito tempo ainda vai ser o principal fator de desaceleração na adoção da computação em nuvem. Isso é normal dentro dos parâmetros que foram criados principalmente depois das revelações do Edward Snowden. Porém, ao passo que o que foi exposto trouxe desconfiança, também obrigou aos provedores serem mais transparentes nas suas políticas de segurança com os dados dos clientes e de como o governo da região demanda os dados em cenários específicos.

A segurança na nuvem é uma responsabilidade compartilhada. Não é só o provedor que por ventura poderá por alguma razão permitir o vazamento de dado, o cliente ainda é responsável pelo “endpoint” que faz acesso aos recursos das nuvem. Se,o endpoint (laptop, tablet, smart phone) esta comprometido, a culpa não é do provedor. Hoje em dia os grandes provedores de nuvem oferecem uma infraestrutura de segurança de primeira classe, principalmente no que do respeito a segurança física dos dados. Nem toda empresa tem orçamento para ter geo-replicação de dados, bem, com a nuvem o cliente ganha isso.

4 – Como você imagina o futuro do mercado de TI no Brasil? Acredita que Cloud Computing pode ajudar o crescimento do mercado?

R: Como falei anteriormente, o universo de oportunidades nessa área ainda foi sequer explorado por completo, então a resposta é: sim, não tenho dúvida disso.
Os desenvolvedores por exemplo precisam começar a pensar como explorar os atributos da computação na nuvem para agregar valor em suas apps. A parceria mobilidade com nuvem é algo que traz uma série de possibilidades. Porém é preciso capacitação para que esse pessoal (não só de infra, mas de dev também) possa explorar esse mercado.

5- Com o mercado de Cloud Crescendo cada vez mais, para você qual a importância da especialização e certificações para os profissionais de TI?

R: Essa pergunta é essencial e foi por isso que lancei em parceria com Manoel Veras (uma autoridade de computação em nuvem no Brasil) o livro de Cloud Essentials.
Primeiro por que sem capacitação básica não é possível evoluir em temas complexos. É igual no passado quando as redes LANs e WANs foram ganhando espaço no mundo empresarial, como fazer os profissionais crescerem nessa área sem conhecimento básico de redes? Por isso que nesta época a certificação de Network Essentials da Microsoft cresceu tanto.
Capacitação além de ser fundamental para o crescimento do profissional, traz também um ganho no âmbito de empregabilidade. Entre dois profissionais com experiência mas apenas um certificado, claro que a empresa vai preferir o certificado.

6- Yuri, para finalizar essa entrevista, qual recado você deixaria para os profissionais que estão entrando no mercado de Cloud Computing?

R: Primeira dica é: não pule etapas. Antes de se especializar em uma solução de um provedor específico, entenda com propriedade o que é a comutação em nuvem. Não só do ponto de vista técnico mas também de como ela vai agregar ao negócio. Lembre-se que a medida que a empresa adota serviços de nuvem, ela tira um pouco a carga da operação e TI passa a ser mais um parceiro do negócio. É justamente aí que o profissional precisa evoluir e ir além do aspecto técnico.
Contatos do Yuri Diogenes:
Gostou? 
Comente abaixo:
Entrevista – Yuri Diogenes – Cloud Computing e Segurança
5 (100%) 2 votes