Qual o Valor Para o Desenvolvimento de um Aplicativo?

Os Aplicativos já são uma realidade na vida de muitas pessoas, seja com soluções simples como ver um horário de cinema como algo que faz parte do nosso dia a dia, como solicitar um transporte ou mesmo uma refeição. Mas é fato que eles já fazem parte da nossa vida.

É fato também que muitas empresas já entraram para a lista das maiores do mercado através do sucesso de seus Aplicativos.

Essa perspectiva de sucesso acaba atraindo muitos empreendedores que tem uma boa ideia e querem torná-la um empreendimento e querem desenvolver seus próprios aplicativos.

Tenho uma ideia promissora, e agora?

Se você tem uma ideia que acredita ser promissora, o primeiro passo que você deve fazer é pesquisar se não existe nem um App com funcionalidades semelhantes no mercado. Acredite, existem milhares de Apps no mercado e muitos acabam não fazendo sucesso, apesar de serem ótimos Apps.

Por isso é importante pesquisar, e se certificar de que seu App seja único, e mesmo que tenha Apps semelhantes, que ele seja pelo menos melhor desenvolvido, e com funções únicas. Essa é o primeiro passo para o sucesso do seu App.

Logo após vêm o desenvolvimento:

Mas afinal, quanto custa o Desenvolvimento de um App?

O Principal item que determina o preço do desenvolvimento de uma aplicação é o tempo.
O desenvolvimento de um aplicativo demanda uma mão de obra muito especializada. E essa mão de obra tem um custo elevado.
O que vai determinar esse tempo de desenvolvimento são as funções do App. Um aplicativo tem diversas funções, desde o acesso a um menu até funções avançadas como um painel administrativo.
E São essas funções que determinam o tempo de desenvolvimento de um App. Quanto mais funções em um App maior vai ser o trabalho para desenvolvê-lo e consequentemente maior o custo.

Por isso é importante ter as funções do aplicativo bem planejadas e definidas.

Alguns Outros itens podem ter grande influência no preço como:

  • Plataforma de desenvolvimento – Android e/ou IOS, Microsoft;
  • Integração com outros sistemas – Geolocalização, sistemas de pagamento

O MVP

O MVP é a sigla para Minimum Viable Product, ou seja mínimo produto viável. E esse pode ser uma das formas de tornar o seu projeto uma realidade.

Muitas vezes o preço de um aplicativo está muito acima do seu orçamento. Pois muitas vezes temos como base Apps de sucesso e acabamos nos esquecendo que antes de fazer esse sucesso o App teve um longo período de desenvolvimento e atualizações, até chegar em uma versão estável e com todas as funções que o lançaram ao Sucesso.

Aqui na Cloud Market já recebemos muitas solicitações de orçamento em que o cliente deseja por exemplo, um App que tenha funções semelhantes a Aplicações famosas, como Uber ou Snapchat.

Mas tais aplicações têm um longo período de desenvolvimento e demoraram muito até chegar a versão que conhecemos.

O Uber por exemplo, surgiu em 2009, e até chegar na versão que conhecemos hoje teve uma longa trajetória de melhorias e atualizações.

Por isso, para começar hoje um Aplicativo do Zero e ele ter ele com essas funções, o custo com certeza será extremamente alto.

Claro que hoje, o sucesso de um App não demora tanto, pois o alcance da internet é bem maior, e os custos de desenvolvimento de funções mais avançadas são menores.

Proposta de Valor

Por isso é importante definir uma proposta de valor, ou seja, definir algumas funções principais do seu App, e que tenham impacto para os seus usuários, ou seja, funções que façam que o seu App ser útil para seus usuários o que vai proporcionar o seu sucesso, para depois com as futuras versões, ir incluindo novas funções que vão deixar o App de acordo com o que você planejava.

E assim como a imagem acima, é importante que todas as versões do seu App, tenham uma função importante e útil para o seu usuário, mesmo que seja bem mais simples do que o App que você planeja no final.  As primeiras versões não podem ser apenas pequenos pedaços do App final.

Esse é um fator determinante para conseguir aumentar o número de usuários do seu app, já nas primeiras versões.

Tornando viável o projeto final

Com o número crescente de usuários, você pode monetizar o seu App. Não necessariamente transformando ele em um App pago, mas por exemplo, utilizando pacotes de melhorias pagos, ou mesmo monetização por meio de publicidade.

Após isso, com o sucesso e a monetização do App, o seu projeto de atualização se torna mais viável, e você tem chances de alcançar um público maior ainda.

Uma opção, é planejar todas as funções do App e então fazer dois orçamentos, um com ele já completo e outra com o MVP, estudar qual a que está dentro do planejado e dar início ao seu projeto.

Conclusão

Você vai encontrar Aplicativos de diversos valores, um App simples, como um Web View por exemplo, pode sair por volta de R$ 1.800,00 (Mil e quinhentos reais) até aplicativos de edição de vídeo por exemplo que podem sair por mais de 50 Mil reais.

Enfim, como dissemos, o valor do App vai depender muito das funções do seu App, por isso um dos fatores principais para começar a fazer o seu App é o Planejamento.

Nós da Cloud Market contamos com o serviço de desenvolvimento de Aplicativos, e por isso, se você deseja dar início a algum projeto, entre agora em contato e descubra qual a melhor opção para começar a tornar o seu App realidade.

 

Qual o Valor Para o Desenvolvimento de um Aplicativo?
5 (100%) 2 votes

Você Também Pode Gostar:

Comentários

Comentários