Posso Utilizar o WordPress Para Criar o Site da Minha Empresa?

Quer Vender Muito Mais Pela Internet? Inscreva-se e Receba nossas Dicas de Marketing Digital Diretamente no Seu Email!

O WordPress já é de longe o maior CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) do mundo com cerca de 70% do mercado, mas vem crescendo em diversas outras áreas como sites institucionais, portais e até mesmo e-commerces.

Essa incrível diferença se deve a vários fatores, como a facilidade de uso, atualizações e funcionalidades.

E já temos a certeza que para se ter um site de forma simples e rápida o WordPress é a melhor opção. Mas e quando se trata de um Site Empresarial, em que precisamos levar em conta outros fatores como a segurança, o WordPress também é a melhor Opção? É o que vamos descobrir agora.

Sites Empresariais com WordPress

Nós já discutimos aqui no blog a importância de se criar um site para sua empresa e o primeiro passo para criar o seu site é definir a hospedagem e em qual plataforma ele vai ser feita.

E depois de muita pesquisa você descobre que existem diversas plataformas para isso, desde as gratuitas até as pagas e vai encontrar diversas facilidades em cada uma. Neste ponto o WordPress começa a ganhar diversas vantagens. Pois além de ser gratuito ele é altamente personalizável.

Com o WordPress, você pode ter desde um site simples de apenas uma página, ou mesmo um Blog, até um site completo, com sistemas, e integração com diversas plataformas.

Mas devemos levar em conta diversos fatores em consideração ao começar a desenvolver um site empresarial com o WordPress.

As vantagens do WordPress em relação a outras ferramentas são inúmeras, já que muitas ferramentas, oferecem a facilidade de criação de sites simples, mas não tem o poder de personalização, estabilidade e segurança do WordPress.

Principais Vantagens do WordPress para Empresas:

Vamos ver neste artigo, diversos fatores que comprovam que o WordPress vem se tornando uma das mais poderosas ferramentas de criação de sites do mercado.

Realmente não preciso saber programar para criar um site em WordPress?

Boa parte das propagandas dos sistemas de CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e demais ferramentas de criação de sites, se baseia na ideia de que para se criar um site com essas ferramentas não é necessário ter nenhum conhecimento em programação, alguns com ferramentas bem simples, no modelo arrasta e solta. Mas é mesmo verdade, realmente não preciso saber de nada de programação para criar um site com WordPress?

A Resposta é: Depende…

Isso mesmo, vai depender muito da sua necessidade. se você quer um site simples e rápido, ou mesmo um blog empresarial, para os seus produtos você não vai precisar saber de praticamente nada. Boa parte do que você precisa, já vem com o WordPress ou mesmo alguns temas que possuem funções mais avançadas. E caso queira alguma função extra, existem milhares de Plugins a sua disposição, que transformam o seu WordPress em um site profissional de verdade.

Mas aí entramos em algo que vai tornar o seu site único: A personalização.

Ter um site que seja realmente personalizado é importante para se destacar e ter um Site que fuja de uma aparência igual a todos os seus concorrentes.

Existem sim padrões de design e hoje se você for analisar boa parte dos sites seguem um padrão. Há pouco tempo, por exemplo começou a se utilizar muitos os Flat Icons do Google no design de sites. Mas mesmo seguindo esse padrão, não quer dizer que o seu site não possa ser único.

Uma dica importante é que caso você vá utilizar algum template do WordPress, tente fugir de Templates específicos, como por exemplo: “Template WordPress para Clínicas Médicas”, pois a chance de você e o seu concorrente usarem o mesmo tema e terem sites praticamente iguais são bem grandes. Por isso, busque por Templates voltados para desenvolvimento de sites profissionais, onde oferecem uma gama maior de opções de aparência.

Depois voltamos para a questão da programação. Ter uma Logotipo em um lugar específico em que o tema não permita, ter um formulário de contato personalizado, sistemas de login personalizados e etc. tudo isso pode fazer a diferença no seu site mas com certeza para se ter esse tipo de personalização, você vai ter que entrar na parte de programação.

O WordPress utiliza a linguagem PHP , mas você vai ter que saber também pelo menos o básico de HTML e CSS. Com isso você pode começar a desenvolver suas próprias soluções e principalmente resolver eventuais problemas.

E o mais interessante é que se você tiver um nível mais avançado de conhecimento em programação, pode desenvolver os seus próprios Plugins, o que é bem prático, já que você pode acabar não encontrando tudo o que precisa em um único plugin.

Mas você pode se perguntar: Mas por que preciso programar se todas as soluções que preciso podem ser encontradas em diversos Plugins?

A resposta é bem simples: Desempenho.

Este pode se tornar um sério problema de um site em WordPress, a medida que você começa a fazer muitas instalações de Plugins no WordPress, ele começa a ter diversos problemas de desempenho, e esses Plugins podem até mesmo continuar a prejudicar o desempenho do seu site mesmo depois de desinstaladas, pois podem deixar diversos rastros no banco de dados do seu site.

Por isso um fator muito importante no desenvolvimento do seu Site é o Planejamento. Pesquise bem os Plugins que vai utilizar, e quanto menos forem utilizados, melhor será o desempenho do seu Site WordPress.

O que puder ser feito diretamente no código do seu WordPress, ou mesmo com Plugins personalizados, sem funções desnecessárias, será sempre a melhor opção para o seu site.

Segurança no WordPress

Outro fator muito importante quando se trata de um site empresarial é a segurança.

O WordPress nas suas primeiras versões era sempre a última opção quando se tratava de sites empresariais que tinham maiores requisitos de segurança. Mas isso mudou e o WordPress vem melhorando a cada versão, principalmente no quesito segurança.

Mas você ainda tem que tomar algumas medidas de segurança, assim como em todos os sistemas de criação de sites.

Uma das principais dicas é sempre manter a sua versão do WordPress e os Plugins sempre atualizados,  ter algum plugin que funcione como firewall, uma hospedagem confiável e senhas fortes e sempre evitar usar temas e Plugins que não estejam no repositório oficial do WordPress. Isso já vai diminuir e muito as chances de se ter algum problema com segurança no seu site.

O WordPress em Grandes Portais

O WordPress lançou também o WordPress VIP, em que entrega soluções para grandes portais, com sites hospedados na Nuvem, suporte via telefone, segurança, revisão de código e etc.

Hoje em dia, grandes empresas já utilizam o WordPress, um grande apoiador do WordPress é o Facebook.

O Facebook, utiliza o WordPress em dois de seus projetos: O Internet.org e o Newsroom, o site de notícias do Facebook.

No mundo grandes portais já fizeram essa migração, como a CNN, a TIME e a NBC.

Aqui no Brasil recentemente a Editora Abril também anunciou a migração de sua plataforma para o WordPress VIP e informa que já teve bons resultados.

Mas caso você não seja um grande portal de conteúdo, não existe necessidade de utilizar o WordPress VIP (Até mesmo pelo alto preço), a Plataforma é a mesma, é apenas mais trabalhada, justamente o que estamos falando aqui neste artigo:

O Melhor do WordPress

Se você ter um bom planejamento, um tema otimizado, Plugins enxutos e até mesmo personalizados, uma boa hospedagem e um bom serviço de design e planejamento de conteúdo, o seu site não vai ficar devendo para os grandes do setor e você ainda pode se beneficiar de todas as vantagens do WordPress.

Dentre essas vantagens temos a principal delas a facilidade de se fazer mudanças. Depois de finalizado, o seu site pode e deve ser atualizado, até mesmo porque um site que é atualizado com frequência, tem maior relevância no Google, tendo melhores resultados de SEO.

E a melhor forma de se ter atualizações no seu site é gerando conteúdo, por isso, ter um Blog pode ser primordial para o seu negócio. E essa é a melhor ferramenta do WordPress, já que ele nasceu justamente como uma ferramenta para Blogs.

A facilidade de se criar e gerenciar um blog no WordPress é enorme e vai te poupar muito trabalho. Existem até mesmo temas WordPress voltados exclusivamente para Blogs Empresariais, com otimização para conteúdo, captura de e-mail e outros itens importantes para o Marketing da sua Empresa.

Além disso, a facilidade de se trocar uma foto, atualizar um texto e outras pequenas alterações no seu site depois de pronto é tão grande que aí sim podemos dizer que você não precisa saber de absolutamente nada de programação.

WordPress – Indo além do Básico

O WordPress vai te possibilitar uma série de facilidades, desde Plugins que te oferecem melhor desempenho, através do serviço de Cache, até mesmo os que facilitam a sua vida no serviço de SEO.

Mas você pode ir além e utilizar ferramentas que transformam o seu Site WordPress em diversas outras opções, como:

  • Um portal de notícias;
  • Um fórum;
  • Um portal de membros;
  • Uma escola com aulas onlines;
  • E muito mais.

E nós já falamos aqui sobre como Sistemas Web podem ajudar a transformar o seu Site, e eles podem sim, funcionar muito bem com o WordPress.

Woocommerce – Transformando o WordPress em sua Loja Online

De todas as Opções de personalização do WordPress, o Woocommerce, é com certeza a mais poderosa.

O Woocommerce surgiu como um plugin que adicionava a função de Loja ao seu Blog, para quem não queria ter duas gestões distintas, uma do blog e outra da loja, tornado tudo mais simples.

Mas tanto o WordPress quanto o Woocommerce evoluíram, e hoje são duas grandes forças do mercado de e-commerce.

No quesito E-commerce, o Magento ainda domina o mercado, mas o Woocommerce teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos, se tornando uma grande força no mercado.

Tudo se deve a constante desenvolvimento da ferramenta, que evoluiu muito e além de estável e segura, conta assim como o WordPress, com uma plataforma de gerência muito simples, sendo muito fácil adicionar, remover e modificar produtos, sistemas de pagamento, entrega e etc.

Fazendo com que diferente de outras plataformas de e-commerce a gestão da loja online seja algo muito mais simples.

WordPress e Woocommerce juntos

Hoje o Woocommerce já funciona em mais de 600 mil E-commerces, e esse número não para de crescer.

Em Maio de 2015, a  Automattic, empresa dona do WordPress, anunciou a compra do Woocommerce, e que as duas equipes passariam a trabalhar juntos.  

Com certeza foi uma resposta ao fato de que grandes concorrentes do WordPress, já oferecem opções de loja integradas às suas soluções.

A vantagem é que o Woocommerce agora funciona integrado diretamente ao código do WordPress, melhorando e muito questões como segurança, estabilidade e velocidade.

Além disso o Woocommerce, oferece diversas integrações que facilitam e muito a vida de quem quer vender online, como integração com sistemas de pagamento, como o Pagseguro, Paypal, Cielo e etc. Temos também integração com os correios, sistemas de cupons e etc. Tudo de forma simples, com no máximo a necessidade de instalação de um add-on do Woocommerce.

Assim como dissemos sobre WordPress, para uma pequena loja online você não vai precisar ter conhecimentos de programação para trabalhar com o Woocommerce, mas caso precise de algo mais avançado, ou funções personalizadas, você pode precisar mexer um pouco no código.

Conclusão

O WordPress se tornou uma ferramenta poderosa, e frente as suas inúmeras vantagens, diversas empresas já adoram ele como sua ferramenta de sites.

Além disso vimos que podemos personalizar o WordPress e deixar ele de acordo com o que queremos e até mesmo transformá-lo em uma loja online com o Woocommerce.

Por isso, se você está planejando o seu site empresarial e ainda não sabe qual plataforma utilizar, com certeza o WordPress pode ser a resposta.

A Cloud Market

Você quer ter um site empresarial poderoso, bem estruturado, com um bom design, responsivo e otimizado para o Google e ainda usufruir das facilidades de um CMS?

Você pode ter tudo isso com o WordPress e nós da Cloud Market podemos te ajudar a ter o Seu site institucional. Somos especialistas no desenvolvimento de Sites Institucionais com o WordPress, e depois de finalizarmos o site, caso você queira gerenciar ele, nós te passamos um manual do site, para que você possa utilizá-lo de forma rápida e segura.

Descubra todas as vantagens e benefícios do WordPress para sua Empresa, entre em contato.

Posso Utilizar o WordPress Para Criar o Site da Minha Empresa?
4 (80%) 2 votes

Você Também Pode Gostar:

Comentários

Comentários