Dicas Incríveis para Economizar ao Fazer o seu App!

Marketing para Aplicativos

Desenvolvimento de Apps – A Importância de um Contrato de Sigilo

Tem uma ideia de Aplicativo?

Você tem uma ideia Genial para um Aplicativo e a certeza que ela irá dar muito certo. Precisa tirar a ideia do Papel e entra em contato com diversas empresas e desenvolvedores.

Por algum motivo acaba adiando o projeto, e descobre logo após um tempo que a sua ideia foi lançada em outro App com funções extremamente semelhantes a ideia que você tinha.

O que fazer?

Será que foi alguma das empresas ou desenvolvedores que você entrou em contato anteriormente?

Desenvolvimento de App - Roubo de ideias

Já falamos aqui sobre como é importante tirar a sua ideia do papel, mesmo que seja com um MVP (Clique aqui e saiba mais sobre o MVP), pois por mais que você acredite que a sua ideia seja única, pode acontecer sim de alguém ter uma muito semelhante e lançar antes de você.

O mercado de Apps está ficando bastante concorrido, por isso é importante sempre procurar sair na frente, mas lembrando sempre de ter um bom planejamento, manter sempre a qualidade do App e ter um bom serviço de divulgação.

Mas além do risco de alguém ter uma ideia semelhante e lançar antes de você, é sempre bom ter cuidados com maus profissionais, e se precaver.
Infelizmente esse tipo de problema existe. Recentemente aqui na Cloud Market um dos nossos clientes nos contou que fez diversos orçamentos de uma ideia de aplicativo, e pouco tempo depois uma empresa lançou o Aplicativo por conta própria no mercado.

Protegendo sua Ideia

Caso você vá desenvolver um App para uma função interna da sua empresa, algo específico para seus clientes, ou voltado para um público que você tenha acesso, talvez não tenha a necessidade de ser tão cauteloso. Mas se você planeja lançar um Aplicativo que visa o público em geral, e que pretende faturar com ele, é sempre bom se precaver.

A melhor forma de fazer isso é com a assinatura de um contrato de sigilo/confidencialidade com as empresas que você for fazer orçamento.

Ambas as partes assinam o contrato e somente depois você passa a sua ideia para que a Empresa ou desenvolvedor possa orçar.

Isso te da uma proteção bem maior e a garantia que mesmo que ocorra problemas, você está respaldado por um contrato.

Registrando a Ideia

Outro fator importante é o registro da sua ideia no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que permite registrar a sua Patente.

Além disso. o INPI possui um registro para programas de computador, em que você, depois do software pronto pode registrar o código fonte dele.

Nós aqui da Cloud Market, quando se trata do desenvolvimento de aplicações, usamos um contrato de sigilo/confidencialidade sempre que o cliente julgue necessário para fazer o orçamento.

Mas se você for fazer outros orçamento pode elaborar o seu próprio contrato e já enviá-lo para as empresas ou profissionais que pretende contactar. Existem diversos modelos na Internet.

 

Saiba Mais Sobre o Nosso Serviço de Desenvolvimento de App

Devo Desenvolver Meu App Para Android, IOS ou Ambos?

Nós já falamos aqui como o Custo de um App pode ter diversos fatores que influenciam no preço. 

Um desses fatores é a Plataforma de desenvolvimento que será utilizada no projeto.

Essa é uma das principais dúvidas de quem tem uma ideia para um Aplicativo: Qual Plataforma devo Fazer Primeiro, Android ou IOS?

Algumas questões devem ser levadas em consideração ao se planejar a criação de um App, entre eles, qual o público-alvo, o conceito do seu App e etc.

Com esse planejamento você já consegue ter uma ideia da plataforma ideal para o seu App.

O Poder da Exclusividade

O desenvolvimento para IOS é algo que normalmente é bem mais caro do que o desenvolvimento para outras plataformas e a nova linguagem da App a  Swift, apesar de ser uma promessa de facilitar a vida dos desenvolvedores ainda é muito recente e tem poucos profissionais no mercado com especialização na linguagem, o que não ajuda muito no preço final do projeto.

Mas o desenvolvimento para IOS pode ter suas vantagens, uma delas é o Lucro. Pesquisas já mostram que ter um aplicativo para IOS pode ser muito mais lucrativo do que para Android, pois de acordo com os dados, usuários de Iphone são muito mais propensos a Gastar com Apps.

Outro fator é a exclusividade, isso porque o fato de se ter um App apenas para IOS faz com que se gere uma ideia de exclusividade o que acaba gerando um certo marketing para o App.

Por isso é comum se ver grandes Apps sendo lançados primeiro para o IOS e posteriormente para o Android.

Aplicativos Híbridos

Os aplicativos que são desenvolvidos exclusivamente para uma plataforma são chamados de aplicativos nativos. Esses aplicativos possuem uma série de vantagens, entre elas o acesso direto a funções do celular ou outro dispositivo móvel em que ele esta instalado, um melhor desempenho e muitas vezes dispensam a necessidade de acesso a internet.

Mas eles tem a desvantagem que para se conseguir tudo isso, se gasta muito mais tempo de desenvolvimento, e por isso normalmente são muito mais caros.

Outro modo de desenvolvimento que tem crescido bastante no mercado, é o desenvolvimento híbrido, em que se cria o App em uma linguagem que roda em múltiplas plataformas. Sendo assim em um único projeto, você tem um App que roda tanto para IOS quanto para Android.

A vantagem é que normalmente esse desenvolvimento é mais rápido e tem um custo menor.
As aplicações híbridas estão crescendo cada vez mais no mercado pela suas facilidades e podem ser uma boa opção para o seu projeto.

Ao criar um projeto híbrido deve-se levar em consideração o seu planejamento, pois se você deseja por exemplo, no futuro lançar versões nativas, provavelmente não vai conseguir aproveitar o código do seu App híbrido, o que vai gerar um retrabalho.

Conclusão

Se você busca um App para sua empresa, ou mesmo colocar em prática algum projeto ou mesmo ideia revolucionária, e precisa fazer um bom planejamento, talvez um MVP e definir a linguagem do seu projeto. A linguagem híbrida vem crescendo cada vez mais e pode ser uma boa opção para alcançar um público bem maior logo no lançamento do App.

 

Deseja ter o seu próprio App? Que tal ter um Aplicativo híbrido? 
A Cloud Market trabalha com esse método de desenvolvimento de App. Saiba Mais

 

Qual o Valor Para o Desenvolvimento de um Aplicativo?

Os Aplicativos já são uma realidade na vida de muitas pessoas, seja com soluções simples como ver um horário de cinema como algo que faz parte do nosso dia a dia, como solicitar um transporte ou mesmo uma refeição. Mas é fato que eles já fazem parte da nossa vida.

É fato também que muitas empresas já entraram para a lista das maiores do mercado através do sucesso de seus Aplicativos.

Essa perspectiva de sucesso acaba atraindo muitos empreendedores que tem uma boa ideia e querem torná-la um empreendimento e querem desenvolver seus próprios aplicativos.

Tenho uma ideia promissora, e agora?

Se você tem uma ideia que acredita ser promissora, o primeiro passo que você deve fazer é pesquisar se não existe nem um App com funcionalidades semelhantes no mercado. Acredite, existem milhares de Apps no mercado e muitos acabam não fazendo sucesso, apesar de serem ótimos Apps.

Por isso é importante pesquisar, e se certificar de que seu App seja único, e mesmo que tenha Apps semelhantes, que ele seja pelo menos melhor desenvolvido, e com funções únicas. Essa é o primeiro passo para o sucesso do seu App.

Logo após vêm o desenvolvimento:

Mas afinal, quanto custa o Desenvolvimento de um App?

O Principal item que determina o preço do desenvolvimento de uma aplicação é o tempo.
O desenvolvimento de um aplicativo demanda uma mão de obra muito especializada. E essa mão de obra tem um custo elevado.
O que vai determinar esse tempo de desenvolvimento são as funções do App. Um aplicativo tem diversas funções, desde o acesso a um menu até funções avançadas como um painel administrativo.
E São essas funções que determinam o tempo de desenvolvimento de um App. Quanto mais funções em um App maior vai ser o trabalho para desenvolvê-lo e consequentemente maior o custo.

Por isso é importante ter as funções do aplicativo bem planejadas e definidas.

Alguns Outros itens podem ter grande influência no preço como:

  • Plataforma de desenvolvimento – Android e/ou IOS, Microsoft;
  • Integração com outros sistemas – Geolocalização, sistemas de pagamento

O MVP

O MVP é a sigla para Minimum Viable Product, ou seja mínimo produto viável. E esse pode ser uma das formas de tornar o seu projeto uma realidade.

Muitas vezes o preço de um aplicativo está muito acima do seu orçamento. Pois muitas vezes temos como base Apps de sucesso e acabamos nos esquecendo que antes de fazer esse sucesso o App teve um longo período de desenvolvimento e atualizações, até chegar em uma versão estável e com todas as funções que o lançaram ao Sucesso.

Aqui na Cloud Market já recebemos muitas solicitações de orçamento em que o cliente deseja por exemplo, um App que tenha funções semelhantes a Aplicações famosas, como Uber ou Snapchat.

Mas tais aplicações têm um longo período de desenvolvimento e demoraram muito até chegar a versão que conhecemos.

O Uber por exemplo, surgiu em 2009, e até chegar na versão que conhecemos hoje teve uma longa trajetória de melhorias e atualizações.

Por isso, para começar hoje um Aplicativo do Zero e ele ter ele com essas funções, o custo com certeza será extremamente alto.

Claro que hoje, o sucesso de um App não demora tanto, pois o alcance da internet é bem maior, e os custos de desenvolvimento de funções mais avançadas são menores.

Proposta de Valor

Por isso é importante definir uma proposta de valor, ou seja, definir algumas funções principais do seu App, e que tenham impacto para os seus usuários, ou seja, funções que façam que o seu App ser útil para seus usuários o que vai proporcionar o seu sucesso, para depois com as futuras versões, ir incluindo novas funções que vão deixar o App de acordo com o que você planejava.

E assim como a imagem acima, é importante que todas as versões do seu App, tenham uma função importante e útil para o seu usuário, mesmo que seja bem mais simples do que o App que você planeja no final.  As primeiras versões não podem ser apenas pequenos pedaços do App final.

Esse é um fator determinante para conseguir aumentar o número de usuários do seu app, já nas primeiras versões.

Tornando viável o projeto final

Com o número crescente de usuários, você pode monetizar o seu App. Não necessariamente transformando ele em um App pago, mas por exemplo, utilizando pacotes de melhorias pagos, ou mesmo monetização por meio de publicidade.

Após isso, com o sucesso e a monetização do App, o seu projeto de atualização se torna mais viável, e você tem chances de alcançar um público maior ainda.

Uma opção, é planejar todas as funções do App e então fazer dois orçamentos, um com ele já completo e outra com o MVP, estudar qual a que está dentro do planejado e dar início ao seu projeto.

Conclusão

Você vai encontrar Aplicativos de diversos valores, um App simples, como um Web View por exemplo, pode sair por volta de R$ 1.800,00 (Mil e quinhentos reais) até aplicativos de edição de vídeo por exemplo que podem sair por mais de 50 Mil reais.

Enfim, como dissemos, o valor do App vai depender muito das funções do seu App, por isso um dos fatores principais para começar a fazer o seu App é o Planejamento.

Nós da Cloud Market contamos com o serviço de desenvolvimento de Aplicativos, e por isso, se você deseja dar início a algum projeto, entre agora em contato e descubra qual a melhor opção para começar a tornar o seu App realidade.