Devo Desenvolver Meu App Para Android, IOS ou Ambos?

android-vs-ios - Desenvolvimento de Apps

Nós já falamos aqui como o Custo de um App pode ter diversos fatores que influenciam no preço. 

Um desses fatores é a Plataforma de desenvolvimento que será utilizada no projeto.

Essa é uma das principais dúvidas de quem tem uma ideia para um Aplicativo: Qual Plataforma devo Fazer Primeiro, Android ou IOS?

Algumas questões devem ser levadas em consideração ao se planejar a criação de um App, entre eles, qual o público-alvo, o conceito do seu App e etc.

Com esse planejamento você já consegue ter uma ideia da plataforma ideal para o seu App.

O Poder da Exclusividade

O desenvolvimento para IOS é algo que normalmente é bem mais caro do que o desenvolvimento para outras plataformas e a nova linguagem da App a  Swift, apesar de ser uma promessa de facilitar a vida dos desenvolvedores ainda é muito recente e tem poucos profissionais no mercado com especialização na linguagem, o que não ajuda muito no preço final do projeto.

Mas o desenvolvimento para IOS pode ter suas vantagens, uma delas é o Lucro. Pesquisas já mostram que ter um aplicativo para IOS pode ser muito mais lucrativo do que para Android, pois de acordo com os dados, usuários de Iphone são muito mais propensos a Gastar com Apps.

Outro fator é a exclusividade, isso porque o fato de se ter um App apenas para IOS faz com que se gere uma ideia de exclusividade o que acaba gerando um certo marketing para o App.

Por isso é comum se ver grandes Apps sendo lançados primeiro para o IOS e posteriormente para o Android.

Aplicativos Híbridos

Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos

Os aplicativos que são desenvolvidos exclusivamente para uma plataforma são chamados de aplicativos nativos. Esses aplicativos possuem uma série de vantagens, entre elas o acesso direto a funções do celular ou outro dispositivo móvel em que ele esta instalado, um melhor desempenho e muitas vezes dispensam a necessidade de acesso a internet.

Mas eles tem a desvantagem que para se conseguir tudo isso, se gasta muito mais tempo de desenvolvimento, e por isso normalmente são muito mais caros.

Outro modo de desenvolvimento que tem crescido bastante no mercado, é o desenvolvimento híbrido, em que se cria o App em uma linguagem que roda em múltiplas plataformas. Sendo assim em um único projeto, você tem um App que roda tanto para IOS quanto para Android.

A vantagem é que normalmente esse desenvolvimento é mais rápido e tem um custo menor.
As aplicações híbridas estão crescendo cada vez mais no mercado pela suas facilidades e podem ser uma boa opção para o seu projeto.

Ao criar um projeto híbrido deve-se levar em consideração o seu planejamento, pois se você deseja por exemplo, no futuro lançar versões nativas, provavelmente não vai conseguir aproveitar o código do seu App híbrido, o que vai gerar um retrabalho.

Conclusão

Se você busca um App para sua empresa, ou mesmo colocar em prática algum projeto ou mesmo ideia revolucionária, e precisa fazer um bom planejamento, talvez um MVP e definir a linguagem do seu projeto. A linguagem híbrida vem crescendo cada vez mais e pode ser uma boa opção para alcançar um público bem maior logo no lançamento do App.

 

Deseja ter o seu próprio App? Que tal ter um Aplicativo híbrido? 
A Cloud Market trabalha com esse método de desenvolvimento de App. Saiba Mais

 

Devo Desenvolver Meu App Para Android, IOS ou Ambos?
5 (100%) 1 vote