Outreach Marketing

O que é Outreach Marketing? É uma estratégia válida?

Dentre todas as estratégias de marketing que existem, o Outreach Marketing pode ser uma das menos conhecidas. 

 

Assim como as ferramentas do marketing, o Outreach Marketing é uma estratégia que tem como objetivo colocar a sua empresa, marca, produtos ou serviços diante de fontes que possam, de alguma maneira, alavancar os seus resultados. 

 

Conhecido também como marketing de influenciadores, a estratégia tem a capacidade de construir relacionamentos com líderes do setor, influenciadores das principais redes sociais, blogueiros e outras pessoas que têm bastante seguidores em suas áreas de negócio. 

 

Através dessa conexão, você pode encontrar maneiras para promover os serviços que o seu comercio de recicláveis presta. 

 

Podemos dizer que o Outreach Marketing é um processo no qual a sua marca fica em uma posição onde é possível criar táticas do marketing de influenciadores como um recurso a mais para o seu negócio. 

 

Esse tipo de estratégia, na prática, envolve planejamento e execução de táticas que irão ajudar a sua empresa a encontrar uma posição melhor através dos influenciadores. 

 

Esses mesmos influenciadores são a peça-chave para que a sua empresa de monitoramento ambiental da água, por exemplo, mostre a sua importância para a sociedade. 

 

Inicialmente, o processo desse tipo de estratégia começa com uma conexão com um influenciador, depois a expectativa é que esse relacionamento fique ainda mais fortalecido por meio dos trabalhos que são desenvolvidos ao longo do tempo. 

Quais as vantagens?

Ao criar um planejamento baseado nas práticas do Outreach Marketing, é possível perceber as diferentes vantagens que ele é capaz de proporcionar para uma empresa de equipamentos audiovisuais ou qualquer outro segmento existente. 

 

Quando você dedica mais tempo do seu dia para planejá-lo, pode obter mais controle sobre o processo de encontrar influenciadores importantes, e consequentemente, melhorar seu planejamento geral de marketing. 

Aumentar a reputação online

Ao encontrar os influenciadores certos para o seu negócio, automaticamente a sua marca consegue aumentar a sua reputação online, o que é fundamental para uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial e para outros segmentos tecnológicos. 

 

Quando a sua empresa consegue ter uma reputação melhor no universo digital, logo, a marca consegue ter uma autoridade mais alta dentro do segmento em que a companhia atua. 

 

A grande vantagem de conseguir aumentar a reputação, e a autoridade dentro das plataformas digitais, está relacionada à confiança das pessoas. 

 

Quando uma marca consegue construir uma reputação ao conquistar a confiança dos clientes, as chances de perdê-la são bastante pequenas, afinal, são seguidores fiéis que estão apostando nos seus serviços. 

Construir colaborações e relacionamentos poderosos

Muitas pessoas têm o pensamento que as melhores colaborações são feitas através de influenciadores que possuem uma grande popularidade nas redes sociais. 

 

Na verdade, uma boa colaboração ocorre quando o influenciador consegue preencher as lacunas em seu alcance de marketing, que consegue permitir que sejam construídos relacionamentos fortes e duradouros. 

Criar conteúdos mais engajadores

Para que você consiga atrair as melhores pessoas para o seu negócio, é necessário que seja desenvolvido conteúdos de qualidade. O Outreach Marketing entra quando as estratégias de conteúdo se alinham ao marketing de influenciadores. 

Desenvolve abordagens personalizadas

Conforme o tráfego de pessoas dentro do seu site aumenta, é possível criar abordagens personalizadas para cada tipo de público. Dessa forma, as chances para uma negociação ser finalizada passam a ficar maiores. 

Aumentar o alcance de SEO

Quando a empresa consegue construir um relacionamento forte com os influenciadores, logo, a companhia fica em uma posição melhor na internet, ficando mais fácil que os usuários a encontrem. 

 

Portanto, podemos concluir que o outreach marketing é sim, uma estratégia válida que todas as empresas podem apostar, visto que quanto melhor for a posição dentro do mercado, melhor. 

Etapas para construir um outreach marketing

O primeiro passo a ser dado, é identificar os influenciadores certos. Para isso, você precisa saber se a reputação digital do influenciador é positiva, e como ele pode abordar os serviços da sua empresa de maneira natural. Nesse processo, você também pode considerar:

 

  • Número de seguidores;
  • Frequência de postagens;
  • Mix de posts profissionais e pessoais;
  • Nível de comunicação dos influenciadores;
  • Nível de engajamento;
  • Outras marcas que o influenciador promove.

 

Por fim, você também pode considerar o nível de alcance e tamanho do influenciador, para que a sua marca possa ganhar uma posição de maneira mais rápida. 

Crie mensagens impactantes

Para que você consiga chamar a atenção dos influenciadores, é necessário criar mensagens impactantes que possam mostrar a relevância da sua empresa para a sociedade. Em seguida, você precisa trabalhar em:

 

  • Personalizar a abordagem e a divulgação;
  • Acompanhar as fontes influentes;
  • Provar o seu valor para os influenciadores.

 

O último ponto, é para reforçar a necessidade de mostrar como os produtos que a sua empresa comercializa podem ser úteis para o público. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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