Cloud Backup: Guia Definitivo de Soluções para Backup em Nuvem

Tempo de leitura: 13 minutos

Cloud Backup - Guia Definitivo de Soluções de Backup em nuvem

Nesse artigo você vai conferir as principais soluções de Backup em Nuvem, tanto para usuários como para Empresas. Descobrir os benefícios, as diferenças para o modelo tradicional de Backup, segurança e muito mais.

Primeiramente, antes de falarmos sobre Cloud Backup é necessário entendermos como realmente o serviço de backup funciona.

Fundamentos do Backup

Entre os Pilares da segurança da informação estão a integridade e a disponibilidade e o serviço de Backup tem que se enquadrar nesses fundamentos.

Um bom serviço de backup está além de simplesmente realizar uma cópia dos seus arquivos em um HD externo.

É preciso realizar rotinas de backup, testes para verificar a integridade do backup, rotinas de restauração (recuperação de desastres) e buscar soluções que ofereçam o melhor custo benefício, como backups incrementais e etc.

O planejamento é de suma importância e vai desde o dia e horários para a realização do backup, até a mídia a ser utilizada(Ex: fitas de Backup), que envolve também o planejamento de manutenção e armazenamento dessas mídias.

Armazenamento em Nuvem Vs Backup em Nuvem

Armazenamento vs backup na nuvem

Muitas pessoas ainda se confundem em relação ao que é realmente Backup em Nuvem, sendo que a grande maioria se trata apenas de serviços de Armazenamento em Nuvem.

Serviços como Google Drive, Microsoft One Drive, Dropbox e semelhantes são apenas serviços de armazenamento em Nuvem.

Esses serviços oferecem algo semelhante ao que fazemos localmente, apenas salvando algo em um meio físico ou mesmo um servidor de arquivos nas Empresas.

A diferença é que os arquivos são armazenados e acessados na Nuvem, mas não necessariamente o serviço de armazenamento oferece o serviço de Backup.

É claro que você pode utilizar o serviço de armazenamento em Nuvem como plataforma de Backup, guardando uma cópia de segurança na nuvem, ou até mesmo usar dois provedores de Nuvem para poder guardar os arquivos, sendo um o Backup. Mas de qualquer forma o serviço de armazenamento em Nuvem não é necessariamente um serviço de backup.

Na grande Maioria dos serviços de armazenamento em nuvem, se você apagar algo acidentalmente não existe a possibilidade de recuperar os dados.

É preciso ficar atento a isso ou você pode ter problemas, é importante também ler as politicas do seu provedor, se ele garante a recuperação dos dados.

Ter arquivos na Nuvem com certeza traz menos riscos do que mante-los localmente, evitando problemas físicos, como danos no disco e outros perigos, já que a estrutura dos provedores são geralmente muito melhores do que as que a maioria das pessoas ou mesmo empresas tem acesso.

Além dessa vantagem, ter o arquivo em nuvem gera outros benefícios, como o acesso de qualquer dispositivo, segurança além de poupar espaço no seu computador/servidor local.

Alguns provedores oferecem serviços adicionais que fazem o serviço de restauração de dados, mas com um valor adicional para serviços já pagos.

O Google Apps for Work, por exemplo, oferece o serviço Google Vault, que entre outras funções pode guardar um arquivo pelo tempo que você quiser e pode recuperar até mesmo arquivos excluídos da lixeira.

Backup na Nuvem Vs Backup Tradicional

Cloud Backup - Guia definitivo de backup em nuvem

O sistema tradicional de Backup normalmente envolve alguma estrutura de Hardware, desde um simples HD externo até uma área do DataCenter e Fitas de Backup.

Muitas empresas têm rotinas de backup e serviços em que garantem a integridade e segurança dos seus dados, mas quanto maior essa segurança, maior os custos envolvidos.

O Serviço de Backup é um serviço oneroso e que necessita de mão de obra específica. Um serviço de backup feito corretamente tem altos custos.

Normalmente se utilizam meios físicos de maior confiança para o backup, como as fitas magnéticas.
Que envolvem toda uma operação de manuseio, identificação e armazenamento.  E diversas vezes vemos Empresas utilizando todas as políticas de segurança para os seus backups, mas armazenando as suas fitas dentro do próprio datacenter, o que acaba com todo o planejamento caso ocorra algum desastre mais sério, como inundações, desabamentos, incêndios e etc.

Fora que mesmo mantendo uma estrutura correta de backup, ainda existem riscos, como um erro no servidor ou mesmo um problema de falta de energia que prejudicam a realização do Backup.

A informação é hoje um dos ativos mais importantes de uma empresa, e empresas que passam por desastres que ocorram em perda dessas informações podem a vir a literalmente a falir.

Por isso a importância do Backup e como mesmo com o altíssimo custo do backup tradicional, empresas continuam a investir em soluções do tipo.

A solução na Nuvem

O Backup em nuvem trouxe significativas mudanças no processo de backup e hoje já vem sendo adotado por diversas empresas como a solução definitiva de Backup.

Ao se ter uma solução de Backup em Nuvem as empresas tem um custo consideravelmente menor do que os de se ter uma solução local.

A grande maioria dos Provedores dos serviços de Backup em Nuvem utiliza o modelo de pague pelo o que use, dessa forma os custos são reduzidos consideravelmente e a sua empresa pode ir aumentando gradativamente o uso de acordo com a necessidade, sem precisar fazer altos provisionamentos pensando no futuro.

 

Vantagens do Backup em Nuvem

Cloud Backup - Backup em Nuvem - Segurança

Preço

Muitas empresas pequenas não tinham soluções de backup por não acharem necessário ou mesmo pelos custos. O que muda com a solução de backup em Nuvem, já que se você é uma empresa pequena e tem poucos dados, você irá pagar só pelo o que usa, fora que você não precisa de uma estrutura com equipamentos, softwares e mão de obra apenas para a realização do backup.

Tudo isso diminui consideravelmente o preço da solução sem reduzir a qualidade. Os custos e o tempo economizados podem ser investidos em outras soluções para a empresa e os funcionários podem focar em outras tarefas.

Escalabilidade

A solução de backup em nuvem traz o benefício de que se você precisa ter mais espaço para o seu backup, basta contratar a mais, o que geralmente é feito com alguns cliques.

No backup tradicional era de suma importância sempre provisionar o seu espaço para Backup, que vai crescendo gradativamente, junto com os custos.

Já no backup em Nuvem, você tem a facilidade e diferencial de sempre que precisar aumentar ou diminuir a sua capacidade e pagar apenas o que usar, o que também ajuda em acréscimos inesperados de tamanho, como nos casos em que se é adicionado um arquivo muito maior no novo backup e acabava extrapolando o seu plano de backup.

Segurança

Assim como dito anteriormente, o backup em nuvem oferece uma série de benefícios em relação a segurança e integridade dos seus dados.

Os provedores de Nuvem replicam os seus dados por mais de um data center em diferentes localidades, o que diminui muito a chance de perda total em desastres.

Além de a estrutura dos provedores utilizarem grandes sistemas de segurança e diversas politicas para garantirem a integridade dos dados. Estrutura essa que para muitas empresas tem um custo inviável.

Acessibilidade

Uma das grandes vantagens da computação em nuvem como um todo é a possibilidade de ser acessada de qualquer lugar e qualquer dispositivo com acesso a internet. Essa vantagem também se aplica ao Cloud backup e além de acessar as suas informações, elas podem ser recuperadas de forma muito mais rápida e eficaz, por meio de alguns desses acessos, diminuindo consideravelmente o tempo de indisponibilidade.

Espaço

Provisionar espaço para as soluções de backup de uma empresa sempre foi algo complexo e que gerava altos custos.

Na solução de Cloud Backup, além de pagar apenas pelo o que usa você não precisa se preocupar com o crescimento dos seus arquivos de backup.

Alguns provedores já oferecem opção de espaço Ilimitado na nuvem, o que pode ser útil para corporações que possuem grandes quantidades de dados.

Principais Soluções para Armazenamento e Backup em Nuvem

Existem diversas soluções de armazenamento em nuvem que podem ser utilizadas para os seus backups, e também provedores que oferecem soluções completas de backup em nuvem.

Vamos fazer uma breve análise desses principais provedores, para que você possa escolher a principal solução para você ou sua Empresa:

Google

Armazenamento em nuvem  – Google Drive

Google Drive - Cloud Market

A solução de Armazenamento em Nuvem da Google possui uma serie de ferramentas integradas, sendo além de uma solução de armazenamento, o centralizador de soluções de SaaS (Software como Serviço) do Google.

O Google Drive oferece 15 gb iniciais para os seus usuários, espaço esse que é compartilhado entre o Gmail, Drive e Fotos, além de ser o local onde são armazenados os arquivos do google Docs, Planilhas e etc.

Algumas soluções do Google podem ser interessantes para alguns usuários, como o fato de imagens armazenados no Google Photos, não serem consideradas como espaço utilizado (Saiba Mais).

O Google Drive possui soluções pagas para aumentar o espaço de armazenamento, além de contar com soluções para empresas, como o Google Drive for Work, que dependendo do modelo contratado oferece planos com armazenamento ilimitado.

Backup em Nuvem – Google Cloud BackupGoogle-cloud-backup

Solução que faz parte da solução de Nuvem da Google (Google Cloud Plataform), o Google Cloud Backup tem diversas planos e que são basicamente precificados de acordo com o a quantidade de dados armazenados.

Como Podemos ver na Imagem Abaixo, dependendo da quantidade de dados que você for utilizar o serviço pode ser até mesmo gratuito:

O serviço de Backup do Google garante 99.999999999% de durabilidade dos seus dados, além da disponibilidade mensal de 99.9%.

Google-cloud-backup-precos

Clique aqui para saber mais sobre o Google Cloud Backup 

Microsoft

Armazenamento em nuvem – Microsoft OneDrive

microsoft onedrive - Backup em nuvem

A solução da Microsoft para armazenamento em Nuvem oferece 5Gb gratuitos para os seus usuários e já vem integrado no windows 10. O OneDrive oferece também planos de armazenamento adicional, possibilitando, por exemplo, a contratação de 50 Gb por apenas R$ 4,00 mensais.

Já na solução para empresas o Onedrive oferece 1 TB de armazenamento por R$ 18,80/mês.

Backup em Nuvem – Azure Backup

Microsoft Azure Backup

O Azure Backup, serviço de Backup da Microsoft de acordo com a o próprio site, oferece:

Detalhes dos preços

O preço de Backup do Azure depende do tamanho de cada instância protegida. O Armazenamento do Azure é um encargo separado. Os clientes têm a flexibilidade de escolher entre Armazenamento de Blob de Blocos de LRS ou GRS

OS DADOS ARMAZENADOS POR INSTÂNCIA PROTEGIDA POR MÊS PREÇO
Instâncias de até 50 GB de dados R$18,75 por instância protegida + armazenamento consumido
Instâncias entre 50 GB e 500 GB de dados R$37,50 por instância protegida + armazenamento consumido
Instâncias maiores que 500 GB de dados Incrementos de R$37,50 para cada 500 GB + armazenamento consumido

Fonte (Acesse para Saber Mais)

Amazon

Armazenamento em Nuvem – Amazon Cloud Drive

amazon-cloud-drive

A Amazon apesar de oferecer o serviço de armazenamento em nuvem, diferentemente da maioria dos seus concorrentes não possui planos gratuitos, mas tem ótimos preços que merecem ser analisados.

O que o serviço Amazon Cloud Drive oferece em seu plano básico é um  trial de 3 meses, com o pagamento de $11.99 por ano após o fim do período de testes.

O Plano anual, é dividido em dois planos o Unlimited Photos em que você tem 5 Gb de espaço de armazenamento para qualquer arquivo, mas a vantagem de não ter limite para a utilização de fotos. Esse plano é o já dito de $11,99 por ano.

Já o plano Unlimited Everything, sai por $59.99 por ano e oferece espaço de armazenamento ilimitado, sem limitações de tipos de arquivos. Solução que pode tem um bom custo benefício para quem tem uma quantidade muito grande de arquivos.

Backup em Nuvem – Amazon S3 e Amazon Glacier 

Amazon Backup - Glacier

A Amazon oferece serviços que possibilitam o backup dos seus serviços em nuvem, como a possibilidade de se fazer a imagem de suas instâncias e então salva-las em alguns dos serviços de armazenamento da empresa como o S3. As imagens podem ser facilmente recuperadas.

A Amazon lançou recentemente o Amazon Glacier, solução de backup de Baixo custo, para dados pouco acessados.

Leia a descrição da própria Amazon:

O Amazon Glacier é um serviço de armazenamento na nuvem seguro, duradouro e de custo extremamente baixo para arquivamento e backups de dados de longa duração. Os clientes podem armazenar com segurança grandes ou pequenas quantidades de dados por apenas 0,007 USD por gigabyte por mês, o que representa uma economia significativa em comparação a soluções locais. Para manter os custos baixos, o Amazon Glacier é otimizado para dados raramente acessados em que uma latência de acesso de várias horas é adequada.

Clique aqui para saber mais sobre o Amazon Glacier

 

Além dessas soluções, existem diversas outras tanto de armazenamento quanto backup em nuvem.

O importante é realizar uma boa pesquisa, não só de preços, mas de funções, serviços oferecidos, facilidades e principalmente garantias oferecidas pelo provedor no que se refere a segurança e integridade dos seus dados.

Sempre acabamos nos questionamos sobre o valor de um serviço de backup, mas devemos ficar realmente atentos a outra pergunta: Quanto custa não ter um backup?

 

Espero que tenham gostado, continuem acompanhando o Blog e comente abaixo:

 

 

Que tal Aprender mais sobre Cloud Compting?

E-book – Curso básico de Cloud Computing, acesse e saiba mais:

Cloud Backup: Guia Definitivo de Soluções para Backup em Nuvem
5 (100%) 2 votes