O SEO não dá Resultados!
Essa é algo que estamos acostumados a ouvir frequentemente. É comum as pessoas não alcançarem os resultados desejados com SEO e então dizerem frases como essa, ou mesmo falarem que não tem como competir com grandes sites.
Primeiramente precisamos saber que o SEO é algo extremamente trabalhoso. Seguir todas as regras do Google que são mais de 300 já é por si só, algo que demanda muito tempo. Fora que o Google está sempre atualizando, por isso o que funcionava por exemplo há 02 anos, não gera mais resultados no Google hoje em dia.
Planejamento
Um dos principais erros de quem faz SEO é pensar apenas nas questões técnicas, e deixar de lado o planejamento. Algo essencial no sucesso de sua campanha de SEO.
Muito além de um estudo de palavras-chave, o SEO é preciso descobrir que é o seu público e como exatamente ele busca, e então fazer um planejamento de todos os níveis de funil de vendas.
E principalmente uma análise de concorrentes, para saber por onde começar e principalmente se vale a pena gastar seus esforços em certas palavras-chave.
Outro erro comum, são pessoas que por falta de planejamento, tentam logo no início posicionar o seu site para palavras-chave extremamente concorridas. E como o site não tem “força” no Google, ele não consegue resultados e por isso fica frustrado e fala que o SEO não dá resultados.
SEO é Muito Fácil…
Indo para o outro lado, temos pessoas que tiveram bons resultados com SEO de forma fácil e por isso dizem que o SEO é fácil e não vale o investimento, pois por exemplo, “Conseguiu posicionar em primeiro usando um site do Wix”.
Bom, primeiro é preciso saber que o Google está focado cada vez mais na experiência do usuário, e por isso ele sempre vai fazer o possível para mostrar um resultado, independente do que você busque.
A não ser que você busque uma combinação aleatória de palavras, o Google sempre vai mostrar algo.
E o principal fator de posicionamento de uma palavra-chave é a concorrência. Se para uma palavra-chave não existe concorrência o Google vai mostrar o “menos pior”. E este pode ser o caso do seu site do Wix posicionado em primeiro, que ele apenas está melhor do que os concorrentes.
Mas é preciso atenção a isso, pois como disse o Google está interessado principalmente na experiência do usuário. E se acompanharmos todas as últimas atualizações do Google, vamos ver que são todas voltadas para isso, e sites pouco otimizados estão cada vez caindo mais, mesmo alguns que estavam anos nas primeiras posições.
Então a principal lição que temos que aprender é que é sim possível posicionar seu site no Google organicamente, mas é preciso muito trabalho e principalmente planejamento. E um trabalho bem feito, para que independente de atualizações no Google, o seu site não tenha grandes impactos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.