BLOG – MARKETING DIGITAL

Como uma pequena empresa pode atrair bons talentos?

atrair bons talentos
Guia de Conteúdo

Como uma pequena empresa pode atrair bons talentos? 

 

 

Conheça dicas valiosas sobre como um pequeno negócio pode atrair colaboradores talentosos e capacitados

O sonho de todo empreendedor é contar com funcionários capacitados para desenvolverem as tarefas diárias com maestria. Mas a grande questão que não quer calar é: como uma pequena empresa pode atrair bons talentos para compor o seu quadro de colaboradores, mas sem poder pagar altos salários? Calma, que é isso é possível. Basta ler todo esse post que traz dicas bacanas sobre esse assunto. Dá uma conferida aí!

 

  • Ofereça benefícios atrativos

Não restam dúvidas de que um salário compatível com o cargo e a função é fundamental para atrair os melhores talentos do mercado. Mas a coisa não se resume a somente isso. Para uma pequena empresa contar com funcionários talentosos em sua equipe, oferecer benefícios atrativos pode ser uma excelente opção. O empreendedor precisa mostrar que trabalhar em seu pequeno negócio vale muito a pena. 

 

Por isso, pense na possibilidade de oferecer um bom plano de saúde e odontológico, vale refeição, participação nos lucros e resultados (PLR), descontos nas compras feitas em estabelecimentos conveniados, sorteio de brindes, um bônus em dinheiro no final do mês para quem bater as metas, um happy hour ou almoço por conta da empresa de vez em quando. Todos esses atrativos podem ser interessantes para muitos talentos.

 

  • Mostre as vantagens de trabalhar na sua empresa

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, é preciso mostrar as vantagens de trabalhar em sua empresa. Dessa forma, mencione quais são os principais benefícios oferecidos já no processo seletivo e até nos anúncios de vagas em aberto. Antes de um talento se interessar em fazer parte do seu negócio, ele precisa conhecer as vantagens dele. Faça uma boa gestão de talentos.

 

É como se fosse uma espécie de propaganda direcionada, obviamente. Foque nos cargos que precisam ser preenchidos e mostre as vantagens exclusivas que os novos talentos poderão ter. Deixe em evidência que a sua empresa é um local excelente para trabalhar e que ela preza pelo bem-estar e qualidade de vida de todos os seus colaboradores. Fazer um bom curso de coaching pode ajudar a escolher os melhores talentos do mercado para trabalhar em sua  pequena empresa. 

 

  • Faça um processo de seleção diferenciado

Para uma pequena empresa atrair bons talentos do mercado, é preciso inovar até no processo de seleção. O empreendedor deve esquecer aquelas entrevistas engessadas, composta de várias etapas e que duram semanas. Ao contrário, invista em uma seleção dinâmica, prática, rápida e que permita que o talento exponha as suas principais habilidades. 

 

Muitas vezes, bons talentos podem ser conhecidos nos processos de seleção. Por isso, seja criativo na hora de entrevistar os candidatos em potencial que demonstraram interesse em trabalhar no seu negócio. Não os faça desistir fazendo perguntas irrelevantes ou aplicando testes complicados demais e que não tenham nada a ver com a função que será exercida. 

 

  • Plano de carreira é importante

Outra forma da sua pequena empresa atrair bons talentos é criar um plano de carreira. Para os profissionais capacitados que estão em início de carreira, isso é um prato cheio, já que muitos deles querem prosperar na profissão escolhida. Se o seu negócio oferecer um plano de carreira, certamente poderá atrair gente bastante competente para trabalhar nele. 

 

Afinal de contas, todo mundo gostaria de trabalhar em uma empresa que dá oportunidade de crescer junto com ela e, de quebra, incentiva promoções internas, certo? Sendo assim, ofereça um plano de carreira e atraia os talentos mais competentes do mercado. Conheça os 34 gatilhos mentais

 

  • Invista em motivação

Não existe nada mais desagradável do que trabalhar em uma empresa que não dá nenhum motivo para ficarmos motivados no dia a dia. Dessa forma, se você quiser atrair os melhores talentos para trabalhar em seu pequeno negócio, não deixe de investir na motivação diária deles. E opções para isso é o que não faltam. 

 

Um ambiente de trabalho sinérgico, agradável, limpo, arejado, silencioso, com móveis confortáveis e que permitam uma boa ergonomia, feedbacks constantes, reuniões semanais descontraídas, contato mais próximo entre os setores, uma moderna plataforma de comunicação, ferramentas tecnológicas para o bom desempenho do trabalho e uma boa infraestrutura, são ótimas opções que podem motivar bastante qualquer talento. 

 

  • Mostre para os talentos que eles também podem aprender na sua empresa

Essa dica também pode ajudar bastante. O empreendedor que deseja atrair bons talentos no mercado precisa mostrar que eles também podem aprender algo novo ou desenvolver novas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais. Mesmo que a sua empresa seja de pequeno porte, ela pode ter muita coisa para ensinar. 

 

Mas você precisa deixar isso bem claro para os candidatos em potencial. Cursos de capacitação profissional, workshops, treinamentos diversos e tudo mais que permita o aprendizado efetivo dos novos talentos. Essa tática costuma dar certo, já que sempre há algo que pode ser aprendido no dia a dia. Surpreenda-se com a história da Toyota.

 

  • Mostre-se aberto para as boas ideias

Um empreendedor que quer atrair os melhores talentos do mercado, também precisa se mostrar receptivo para boas ideias que podem agregar valor em sua pequena empresa. Muitos talentos têm ideias inovadoras e que podem ser de grande valia para um negócio. E quando o gestor se mostra aberto a analisá-las, isso pode ser um baita atrativo. 

 

Por isso, seja uma pessoa aberta para novas ideias e jamais ignore os talentos que estão se esforçando em ajudar a sua empresa a alcançar os objetivos e a se consolidar ainda mais. Duas ou três cabeças pensam melhor do que somente uma, certo? Quanto mais receptivo você for para novas ideias, mais chances de prosperar a sua pequena empresa terá.

 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Fonte: www.ibnd.com.br

Comentários

Compartilhe:

Siga-nos

SUA EMPRESA NO TOPO DO GOOGLE!

Veja Também

e-commerce

Produção de Textos para Blog

  Transformar o branco do editor de textos em algo relevante para o público do seu Blog nem sempre é uma tarefa FÁCIL, é um

vender pela internet
Marketing

COMO VENDER PELA INTERNET

Construir uma Loja Virtual e começar a vender pela internet não é tão complicado como você imagina, mas é preciso atenção a alguns detalhes importantes

Site como parte da identidade visual - Criação de Sites - Brasília
Criação de Sites

Um Site Faz Parte da Sua Marca

Criação de Sites de Acordo com a Identidade Visual da Sua Empresa Já comentamos aqui no Blog como a Identidade Visual é importante para o