Um site otimizado desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio online. Com o crescente número de usuários da Internet, é essencial garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos motores de busca. Neste artigo, vamos explorar a importância de um site otimizado e fornecer dicas úteis para melhorar a visibilidade online de sua empresa.
É comum ter ainda hoje em dia, Empresários que não acreditam no potencial de um Site e acreditam que ter um Site é apenas uma forma de ter uma especie de Cartão de visitas online.
Isso se deve a uma cultura do início da internet em que Sites empresariais realmente eram apenas um cartão de visitas, muitos nem tinham um formulário de contato.
Mas muita coisa mudou, e a Internet transformou o nosso mundo, mudando até mesmo a forma como compramos. Já é comum clientes buscarem na internet informações sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo.
E esse novo hábito dos consumidores é que fazem a Internet se tornar cada dia mais a principal ferramenta de vendas de muitas empresas. Já existem diversas empresas que até mesmo abandonaram as suas lojas físicas para ficar apenas no Online, devido as enormes vantagens.
Grandes Empresas do mundo vendem apenas no Online, e essa tendência vem crescendo a cada dia.
Mas você pode se perguntar: Não vendo nada pela Internet, do que adianta minha empresa ter um site?
A resposta é que só pelo simples fato de pensar assim, você já prova que desconhece o potencial da Internet.
Existem milhares de pessoas que estão querendo o seu serviço e/ou seu produto e não te encontram, e essa é a principal razão de se ter um Site.
Um site deve ser planejado como uma ferramenta de captação de Clientes, e se deve pensar em toda uma estratégia para fazer isso, pensando em como o seu cliente vai te encontrar, como conquistá-lo e como conseguir torná-lo um potencial comprador.
Mas eu tenho um Site e nunca consegui um cliente com ele!
Este é um questionamento comum de muitos empresários ou profissionais autônomos.
Você fez um site ou até mesmo contratou alguém ou uma empresa para fazer o seu Site. Você acompanha todo o desenvolvimento do site e chega a um resultado satisfatório, com uma ótima aparência, textos explicando muito bem os seus serviços, formulários de contato e outras formas de divulgação.
Aparentemente tudo ótimo, agora é só esperar pelos clientes, mas você espera, e eles nunca aparecem, você vai até mesmo na sua página de contato e verifica se o seu formulário de contato está funcionando, verifica que sim e mesmo assim, nada dos clientes.
Por que a otimização do site é crucial?
- Melhor classificação nos mecanismos de busca: Ter um site otimizado significa que ele é estruturado de maneira adequada, possui conteúdo relevante e atende a requisitos técnicos específicos que os motores de busca procuram. Isso ajuda seu site a obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade e atraindo mais tráfego qualificado.
- Experiência do usuário aprimorada: Um site otimizado não apenas atrai mais visitantes, mas também oferece uma experiência aprimorada para eles. Isso inclui tempos de carregamento rápidos, navegação fácil, design responsivo e conteúdo de qualidade. Uma experiência positiva do usuário aumenta a probabilidade de os visitantes se engajarem com seu site, navegarem por várias páginas e realizarem conversões.
- Aumento nas taxas de conversão: Quando seu site é otimizado, as chances de converter visitantes em clientes aumentam significativamente. Isso ocorre porque um site otimizado transmite confiabilidade, autoridade e profissionalismo, o que instiga confiança nos usuários. Além disso, um site que carrega rapidamente e oferece uma experiência agradável torna mais fácil para os visitantes realizar ações desejadas, como fazer uma compra, preencher um formulário de contato ou se inscrever em uma newsletter.
- Competitividade online: Em um cenário de negócios altamente competitivo, ter um site otimizado coloca você à frente de seus concorrentes. Quando seu site está bem posicionado nos motores de busca, ele recebe mais exposição e atenção em comparação com outros sites que não estão otimizados. Isso pode ser a diferença entre atrair um novo cliente ou perdê-lo para a concorrência.
Dicas para otimizar seu site:
- Pesquisa de palavras-chave: Identifique palavras-chave relevantes para o seu negócio e incorpore-as naturalmente em seu conteúdo. Isso ajudará os motores de busca a entenderem a relevância do seu site para determinadas consultas de pesquisa.
- Conteúdo de qualidade: Crie conteúdo original, útil e relevante para seus visitantes. Certifique-se de que seu conteúdo atenda às necessidades e interesses do seu público-alvo. Isso não apenas atrairá mais tráfego, mas também aumentará o tempo de permanência no site e as taxas de conversão.
- Otimização técnica: Otimize elementos técnicos do seu site, como tags de título, meta descriptions, URLs amigáveis, estrutura de links internos e velocidade de carregamento. Isso facilitará a indexação pelos motores de busca e melhorará a experiência do usuário.
- Design responsivo: Certifique-se de que seu site seja responsivo e se adapte a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets. Com o aumento do uso desses dispositivos, ter um site que ofereça uma experiência consistente em todas as plataformas é essencial.
Então, o que fazer para seu Site dar resultados?
Existem diversos fatores que definem o sucesso do seu Site. Entre eles por exemplo, está o modo como se escreve, você tem que deixar os textos de forma que facilitem a leitura, além de ser claro e objetivo.
Já a aparência não pode atrapalhar a experiência do usuário. De nada adianta ter um site com design revolucionário mas que seus clientes não conseguem navegar nele ou mesmo encontrarem o que querem.
Já falamos aqui também como é importante ter um site que seja rápido e que seja responsivo (se adapte a tela do usuário).
Mas ter isso tudo ajuda o usuário a ter uma melhor experiência no seu site. Mas como ele vai encontrá-lo?
A Otimização para o Google
Quando falamos em Sites Otimizados estamos falando além de outros fatores da Otimização para o Google.
O SEO (Otimização para Motores de Buscas) têm como principal objetivo conseguir um melhor posicionamento nas buscas para o seu Site de acordo com as palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
Por exemplo se você possui um escritório de advocacia o ideal seria que a principal palavra-chave do seu site seja “Advogado em Brasília” ou mesmo “Escritório de Advocacia em Brasília”.
Para isso deve-se realizar um estudo de palavras-chave e verificar qual delas que tem a melhor chance de dar resultados, sendo normalmente aquela que possui maior números de consultas.
No Plano de palavras-chave, definimos também os outros termos que serão otimizados no site, como por exemplo “Advogado trabalhista em Brasília”. Essas são as chamadas palavras-chave long tail ou cauda longa. que tem um menor número de pesquisas mas podem trazer bons resultados.
Com esse planejamento e outros estudos como uma análise de concorrentes e público-alvo, e que se deve começar um site. Pois com essas informações você consegue identificar quais as palavras-chave são as que devem ter destaque no seu site para que se possa ter resultados.
O trabalho de SEO é um trabalho constante, pois além de o Google estar sempre se atualizando, mesmo que você esteja na primeira posição da primeira página para determinada palavra-chave, você pode ter centenas de variações desse termo que podem ser trabalhados.
Mas se o SEO é um trabalho de médio a longo prazo, como um Site Otimizado vai me trazer Resultados?
O Poder dos Sites Otimizados
Na verdade, quando você tem um site otimizado quer dizer que você fez o Básico para o SEO onpage, que seria otimizar o seu site de acordo com as regras do Google.
Isso por si só, não garante resultados, já que vai depender de diversos outros fatores, principalmente os seus concorrentes.
Se você tem um Site otimizado mas os seus concorrentes já fazem um trabalho de SEO a mais tempo que você, isso não vai ser o suficiente para ultrapassá-los.
Mas se o seu Site é um dos poucos que foi otimizado para aquela palavra-chave, as chances de apenas essa pré-otimização dar ótimos resultados é enorme.
E mesmo que os seus concorrentes já tenham um ótimo SEO, ter o seu site otimizado desde o começo é importante pois é muito mais fácil fazer o site já com um bom planejamento de SEO do que ter que mudar tudo depois. E além disso, é muito melhor que mesmo que não esteja na primeira página, começar já na 3° ou 4° ao invés da 15° não é mesmo?
Como ter um site otimizado para o Google?
Como dito, o fator mais importante para um site otimizado é o planejamento, principalmente o de palavras-chave.
Com ele em mãos, você pode definir o foco de cada página do seu site em uma palavra-chave específica e assim começar a planejar o conteúdo.
O Google vêm mudando o seu algoritmo constantemente, e suas últimas mudanças refletem o que ele quer para os seus usuários: Uma boa experiência.
O Google quer que a pessoa entre no seu Site e encontre exatamente aquilo que ela estava procurando. Quer que o seu site seja, rápido, seguro e de fácil navegação.
Tudo para a melhor experiência do usuário!
E por isso é importante otimizar o seu site, pensando não só nos resultados do Google, mas no seu usuário. Pois assim as suas taxas de conversão vão aumentar muito.
Um site Otimizado leva muito mais tempo para ser feito, pois deve-se pensar em todos os detalhes, e para se atender os requisitos do Google, leva-se muito mais tempo do que apenas colocar textos e imagens em uma página web. São Diversos fatores que definem isso, por exemplo:
- Uma imagem por exemplo, pode conter diversos fatores que podem ajudar no SEO, por isso é importante sempre nomear as suas imagens com as suas palavras-chave, ao invés de IMG0009.JPG, que para o Google não significa nada. Depois de já ter subido para o seu site, tags como ALT e description são textos que ajudam o Google a saber do que se trata aquela imagem.
- O seu texto deve ser otimizado, levando em conta a densidade da palavras-chave principal (Quantas vezes a palavra-chave principal aparece na página) e formatado de forma correta com as tags H1, H2, H3 e etc (Título, sub-titulo e etc).
Ou seja, são diversos fatores que devem ser levados em consideração e que muitas vezes são esquecidos. Mas são esses fatores que fazem um site Otimizado ter chances exponencialmente maiores de se conseguir resultados do que um site simples.
Aqui na Cloud Market, já tivemos Cases de Clientes que apenas com a otimização básica do site, já apareceram na primeira página do Google para algumas palavras-chave e viram a sua Empresa ter Resultados Reais, com um aumento significativo em suas vendas.
Por isso, ao fazer um site, ou mesmo contratar alguém para fazê-lo, tenha certeza de que ele será otimizado e transforme o seu site em um Investimento com grandes chances de retorno.
A Cloud Market vem se especializando na criação de Sites Otimizados. Quer ter um Site Otimizado, ou você já tem um Site e quer começar um Serviço de SEO para conseguir mais Clientes? Clique aqui e conheça os nossos serviços.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.