O SEO serve para o meu negócio?
Dependendo do tipo de negócio, muitas empresas acreditam que não funcionariam na internet, pois acreditam que as pessoas não buscam o seu serviço na Internet.
Mas pesquisas indicam que uma média de 80% das pessoas fazem pesquisas na Internet antes de contratar qualquer tipo de serviço, ou mesmo de adquirir um tipo de produto.
Google Ads: Keyword Planner
O Google possui uma ferramenta que possibilita que você realize uma pesquisa de palavras-chave e ele vai te indicar a média de quantas pesquisas mensais existem por cada palavra-chave.
Você pode ainda delimitar as pesquisas por região, caso tenha um negócio local.
Assim você consegue ter uma ideia de público que buscam por seu negócio, e já ter uma ideia de se vale a pena realizar uma otimização do seu site para determinadas palavras-chaves.
Acesse aqui a ferramenta.
Volume de Buscas baixo, vale a pena?
Nem sempre um volume de buscas muito baixo, significa que a otimização de determinada palavra chave não vale a pena.
Um dos principais fatores que vai determinar isso é o Ticket médio dos seus serviços/produtos.
Se você possui um ticket alto muitas vezes apenas dois ou três clientes a mais por mês vindos de um site otimizado, pode ser um dos fatores determinantes do seu sucesso.
Por tanto, é importante analisar não apenas o volume de buscas, mas outros fatores como concorrência, ticket dos serviços/produtos e etc.
SEO não é de Graça!
Muitas vezes vemos por aí pessoas dizendo que SEO (otimização para o Google) é gratuito e por isso não tem os altos custos de campanhas pagas como o adwords ou mesmo o Facebook Ads.
Mas isso não é verdade, SEO é uma estratégia que demanda sim, tempo e dinheiro. E um dos principais fatores que vai determinar os seus custos é a sua concorrência.
Muitas vezes, se você estiver em um nicho em que a concorrência é extremamente baixa, você com um simples site já vai estar bem posicionado.
Mas se você tem uma concorrência que tem um bom trabalho de SEO, o seu trabalho vai ficar bem mais difícil, demandando investimentos financeiros e de tempo.
Em alguns casos o SEO pode sair mais caro do que qualquer tipo de campanhas no Google adwords. Por isso é sempre importante realizar um estudo para saber se realmente vale a pena realizar esse tipo de investimento, pois se o seu ticket for baixo, muitas vezes você não vai conseguir recuperar o dinheiro investido.
SEO Vale a Pena?
Como disse, se analisando a sua concorrência e o seu ticket valer a pena o investimento, o SEO é uma das melhores estratégias da Internet.
Você está otimizando o seu site, e não dependendo da plataforma de terceiros. O que já é ótimo.
Já falamos aqui também, como os resultados do SEO são muito maiores do que de campanhas pagas no Adwords, já que a maioria das pessoas clicam muito mais nos links orgânicos do que nos resultados pagos.
Por isso, o SEO é sim um investimento que pode sim trazer excelentes resultados para sua empresa.
SEO – Os Primeiros Passos
Já falamos aqui diversas vezes como é importante ter um site otimizado. E muitas vezes, dependendo do nicho, já é mais do que o suficiente, e com um site otimizado corretamente, você já consegue ter bons resultados.
Por isso, foque bastante em ter uma boa otimização interna, ou o que chamamos no SEO de otimização On Page.
Se caso com a Otimização Onpage você não conseguir bons resultados, é preciso investir no SEO Off Page, que seria basicamente, conseguir links para o seu site, fazendo com que ele tenha mais autoridade.
Saiba mais sobre os nossos serviços:
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.