A importância da Velocidade nos Resultados do Seu Site
Entre vários Fatores que definem o sucesso do seu site. Além de fatores como a aparência e conteúdo, a Otimização do Site para o Google (SEO) é um dos itens que mais influenciam no resultado final do seu site.
E o Google leva em conta diversos Fatores em conta para definir a posição do seu site nas suas páginas de resultados.
O Google vem a cada atualização do seu algoritmo, em busca de entregar os melhores resultados para os seus usuários.
Um desses fatores é a velocidade, e ele é um dos principais itens que o Google leva em consideração. Até mesmo porque ele realmente interfere diretamente nos resultados do seu site. Pesquisas demonstram que se um usuário entra em um site e ele demora muito para carregar as chances dele abandonar o site são muitos altas.
De acordo com essa pesquisa, a partir dos 3 segundos, a chance do usuário de abandonar o site são muito grandes.
Ferramentas de Métricas de Desempenho
O próprio Google lançou uma ferramenta que verifica a velocidade do seu site a PageSpeed Insights (Teste Aqui o seu Site), dando uma nota de 0 a 100 para os desempenho do seu site.
É importante saber que o seu site não precisa ter um site com nota 100 para se ter bons resultados. sendo na verdade dependendo de como o site é feito bem difícil se conseguir.
E você pode verificar que muitos sites estão na primeira página do Google, e até mesmo na primeira posição mas não tem nota 100 no Speed Teste.
Mas como dito, a velocidade é sim importante, e o que pode prejudicar o seu site são justamente os resultados muito baixos, por isso procure evitar notas abaixo de 50, que já podem começar a prejudicar os resultados do seus site. O ideal são notas acima de 70.
O Melhor é que o Google mostra junto aos resultados os fatores que estão prejudicando os resultados e dá dicas de como resolvê-los..
Outras ferramentas que mostram métricas de velocidade do seu site:
GTmetrix
Um dos sites mais completos neste quesito, o GTmetrix pode te ajudar muito pois mostra muito mais detalhadamente o que você deve fazer para melhorar a velocidade do seu site.
Pingdom
Outra ferramenta interessante o Pingdom te possibilita ainda fazer o teste de diferentes localizações e ainda mostra algumas opções interessantes que podem te ajudar.
Melhorar a Velocidade de Sites Wordpress
Já falamos aqui sobre como o Wordpress vem se consolidando como uma das principais plataformas de Sites, e se você for utilizar o Wordpress para o seu site institucional, existem diversas ferramentas que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu site.
W3 Total Cache
Um dos Plugins mais Famosos do Wordpress, o W3 é um plugin que faz o cache do seu site, e ainda pode melhorar o desempenho de outras coisas como fazer a compressão Gzip, Minify e etc. Todas essas opções tem um resultado diferente no site.
O Importante é realizar testes. O W3 Total Cache pode ter algumas opções que causam incompatibilidade com algum outro plugin ou mesmo o seu Tema. Por isso comece testando as funções, marcando as funções e testando se o seu site não “Quebrou”. Mas o esforço vale a pena, um site com um plugin de cache bem configurado pode fazer toda a diferença na velocidade.
WP Smush
Quando você realizar os testes nas ferramentas que verificam a velocidade do site, verá que grande parte das medidas necessárias são em relação a otimização das imagens. O ideal é ao planejar o seu site, realizar o upload da imagem, exatamente no tamanho em que ela irá aparecer no site. Isso já otimiza muito a velocidade. Mas ainda assim imagens podem ser compactadas sem perder qualidade.
Existem vários Plugins e mesmo sites que fazem a otimização de imagens. O que recomendamos para o Wordpress é o Plugin WP smush, que é bem simples de utilizar. A versão gratuita tem apenas uma limitação de quantas imagens ele pode otimizar por vez, mas ainda assim vale muito a pena, um site com imagens otimizadas, tem ótimo desempenho.
Outros Itens no Wordpress
Outros fatores podem influenciar na velocidade do seu site no Wordpress como por exemplo o uso excessivo de Plugins.
Já falamos aqui no artigo sobre o Wordpress como é importante evitar o uso excessivo de Plugins já que eles são sempre carregados junto ao site. E acredite, existem Plugins que podem derrubar o desempenho do seu site. por isso se possível tente fazer as funções do plugin diretamente no código do Wordpress ou até mesmo desenvolver o seu próprio, já que muitos Plugins tem várias funções que você não vai utilizar. Ter um plugin com exatamente a sua necessidade pode ser bem mais prático e ter um desempenho bem melhor.
A Cloud Market é especialista em Desenvolvimento e Otimização de Sites empresariais.
Deseja ter o seu site já otimizado e configurado para o Google?
Entre em contato.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.