O marketing tradicional vai acabar por conta do digital?

Com a chegada do marketing digital, muitos profissionais da área se perguntaram se o marketing tradicional ainda seria utilizado. 

 

Por mais que ambos sejam diferentes, a vantagem é que os dois são capazes de proporcionar uma série de benefícios a uma empresa. 

 

Na prática, escolher a melhor maneira para divulgar uma empresa é, para a maioria das pessoas, uma tarefa bem complexa. 

 

É preciso, inicialmente fazer um estudo de mercado, pesquisar sobre as características do público-alvo e, em seguida, elaborar um planejamento. Ou seja, se você tiver uma assessoria contábil para empresas, é fundamental entender o cenário do mercado. 

 

Esse processo pode ser ainda mais difícil para as pequenas e médias empresas, que costumam ter um orçamento mais limitado e poucas pessoas para compor uma equipe. 

 

Diante das opções que temos atualmente, é bastante comum que o empresário tenha dúvidas sobre qual escolher, entre o marketing digital e o tradicional. 

 

Pelo fato da internet estar se popularizando cada vez mais entre as pessoas, se instalando, inclusive, em países com menos estruturas, muitos profissionais defendem a ideia de que o marketing digital é mais que suficiente para divulgar as ações de uma empresa. 

 

Por outro lado, ainda há profissionais que defendem o marketing tradicional, colocando a estratégia como a melhor opção, visto que ela consegue se adaptar, por exemplo, a uma empresa de administração de condomínios comerciais.

 

No geral, cada uma das opções são capazes de oferecer vantagens e desvantagens, além de atingir públicos diferentes e terem custos diferentes. 

 

O ideal é que você procure conhecer os dois, para só então, decidir qual será aplicado na sua empresa. 

Vantagens do marketing tradicional

Por se tratar do marketing tradicional, é possível restringir as ações somente para os canais offline, que para negócios como consultoria em gestão de empresas, por exemplo, fazem mais sentido devido ao engajamento. Os meios mais comuns são:

 

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Jornais;
  • Produtos impressos.

 

Trata-se de um tipo de marketing que a grande maioria das pessoas já conhecem, onde há vários anúncios veiculados no horário nobre da TV, ou pequenos panfletos que são distribuídos. 

 

Por mais que sejam práticas utilizadas há muito tempo, o marketing tradicional ainda continua dando resultados expressivos. Devido a esse fato, já podemos concluir que essa prática não será extinta, só por conta de novas estratégias ligadas ao mundo online. 

 

Resumidamente, o marketing tradicional consegue fazer com que a empresa ganhe mais visibilidade, ganhando alcance onde a internet não chega, através de meios impressos ou a própria rádio. 

 

Vale pontuar também que o marketing tradicional é capaz de atingir um público de mais idade, além dos mais novos também. Dessa forma, um conteúdo sobre declaração de importação consegue alcançar tanto o público mais novo, quanto os mais experientes. 

 

Por fim, pelo fato do marketing tradicional veicular as ações nos canais offline, as pessoas tendem a confiar mais, e além disso, os materiais impressos aumentam a durabilidade das campanhas. 

Vantagens do marketing digital

Como a maioria das pessoas já sabem, o marketing digital é um conjunto de estratégias que está conectado ao mundo online. No geral, os profissionais usam:

 

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

 

Qualquer tipo de ação que é tomada na em um ambiente digital, está inserida no marketing digital, como as publicações nas redes sociais ou as publicidades em sites. 

 

Conforme a internet vem ganhando mais força, o marketing digital permanece acompanhando essa evolução. 

 

Naturalmente, as estratégias digitais estão se popularizando cada vez mais, e isso vem acontecendo por uma série de benefícios que o marketing digital pode oferecer. 

 

Inicialmente, podemos falar sobre como o marketing digital é capaz de disparar mensagens diferentes para cada público específico, não se limitando apenas a um tipo de mensagem para um único público. 

 

Vale dizer também que, da mesma forma que o marketing tradicional consegue aumentar o seu alcance, o mesmo acontece para as estratégias online, que é capaz de expandir um negócio através da web. 

 

Por fim, não podemos deixar de mencionar a rapidez que tudo acontece com as estratégias digitais, afinal, tudo na internet consegue ser feito rapidamente, e, ao mesmo tempo, consegue chegar a várias pessoas. 

 

A viralização, por sua vez, é um fenômeno capaz de potencializar as campanhas de uma empresa, lembrando também que a companhia ainda consegue ajustar seus conteúdos. 

Qual marketing escolher?

Dentre tantas vantagens que cada tipo de marketing é capaz de proporcionar, fica difícil escolher. No entanto, a dica é que você tente fazer uma mesclagem entre ambos, para reforçar a imagem da sua marca e conseguir atingir um público ainda maior. 

 

Nesse processo, você será capaz de identificar qual é o tipo de marketing que mais combina com o seu negócio, sendo que, em alguns casos, o ideal é permanecer com as estratégias dos dois lados. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.