Conheça os principais termos de marketing que podem ajudar no seu negócio

Sabemos que o marketing é a alma de qualquer negócio, e para que uma empresa consiga atrair cada vez mais clientes e emplacar com suas práticas, métodos e estratégias de mercado, é preciso se inteirar por completo nesse tema.

 

Existem alguns termos e jargões do marketing que podem ser utilizados para melhor exemplificar alguns conceitos e até mesmo ideias, assim como qualquer outra profissão, e é essencial que você saiba o máximo possível sobre o tema.

 

Pensemos que, durante uma conversa comum entre seus amigos pessoais ou até mesmo colegas do seu trabalho em uma produtora de vídeo comercial, é comum que algumas gírias ou termos que vocês reconhecem saiam naturalmente no bate-papo.

 

E, de forma bem rápida e direta, você nem sequer pensa muito sobre o que foi falado, pois aqueles que ali estão também entendem o que foi dito. Isso se tornou algo natural e que todos os envolvidos têm facilidade em inserir em contextos diferentes.

 

Quando levamos em consideração uma profissão, se torna ainda mais comum, afinal, para algumas especificidades do processo, os termos não só ajudam a compreender, como já resumem toda uma situação, mesmo que o assunto seja um gerador para salão de festas.

 

E calma, não existe problema nenhum em não saber nenhum deles ou um número muito baixo, já que é algo que se aprende com o passar do tempo e de forma natural. O que estamos fazendo aqui é te ajudando a se inteirar mais rápido no meio.

 

Essa lista não irá substituir toda uma interação com pessoas conhecidas na área, mas pode ser essencial para mudar a visão delas sobre você e até mesmo para que se entenda melhor o que é falado em reuniões, corredores e conversas padrão.

Os termos mais utilizados no meio

Antes de nos aprofundarmos, de fato, nesse meio, é preciso ter em mente que a comunicação através deles tem como objetivo otimizar uma conversa e deixá-la mais fluida e natural. Podemos destacar como alguns benefícios:

 

  • Conversa rápida e fluida;
  • Melhor entendimento sobre o assunto;
  • Sensação de pertencimento a área;
  • Network mais rápido e funcional.

 

Portanto, mesmo que sua empresa esteja desenvolvendo estratégias para vendas de crachá de identificação pvc, esses termos serão excelentes para se inserir cada vez mais no negócio. Portanto, sem mais delongas, vamos a eles.

01 – Briefing

O briefing nada mais é do que uma síntese de ideias, um resumo sobre o projeto, ideia ou até mesmo processo da empresa. Ele serve para chamar a atenção das pessoas sobre o tema e gerar certo interesse nelas, porém de forma bastante rápida e objetiva.

 

É muito utilizado principalmente por agências de publicidade e ganhou bastante espaço nos últimos anos, se tornando bastante comum até mesmo para pessoas fora da área do marketing.

02 – SEO

A sigla é originada do inglês, mais especificamente do termo Search Engine Optimization, que em uma tradução direta seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca. É o processo de melhorar o ranqueamento do site ou página frente ao Google, Bing e Yahoo!, por exemplo.

 

Mesmo que o tema do site seja a venda ou informações sobre leitor biométrico para controle de acesso, é preciso entender que o SEO permite aumentar o número de visitas e o tráfego do domínio, aumentando o investimento das pessoas e aumentando a relevância do site.

03 – ROI

Esse é um dos termos que não apenas é muito utilizado dentro do segmento, mas também traz consigo muitas informações e conceitos sobre investimentos e capital. 

 

ROI é a sigla para o termo inglês para Return of Investment, que em uma tradução direta seria Retorno sobre Investimento. Em outras palavras, é o valor obtido após o investimento em determinada campanha ou até mesmo produto ou serviço, sabendo o quão lucrativo foi. 

 

Diversas empresas utilizam dessa métrica, já que ela é bastante esclarecedora e serve até mesmo como uma bússola e guia para próximos investimentos.

04 – CPC

Esse termo já é mais utilizado para as pessoas que criam conteúdo e buscam engajamento através de anúncios ou até mesmo buscam medir o quão populares são determinadas campanhas, vídeos e até mesmo postagens.

 

O CPC é o conhecido Custo por Clique, e é utilizado pela Google para cobrar pelos serviços que envolvem anúncios, por exemplo. É bastante útil e uma excelente ferramenta para qualquer empresa que deseja aumentar o seu alcance no mundo digital.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.