Além de várias mudanças recentes no algoritmo do Google, ainda temos a questão do ChatGPT e seu impacto no mercado de SEO, principalmente em questão da geração de conteúdo.
O que notamos junto aos nossos clientes é uma mudança muito grande no mundo de SEO e quem não acompanhou essas mudanças, acabou perdendo muitos acessos, caindo muito de posição para as principais palavras-chave.
O Google vem trazendo praticamente todos os meses, uma nova atualização, mudando ou aprimorando os seus requisitos para posicionar.
Mas o que fazer para não perder acessos?
O que temos que identificar é o que o Google quer em relação a entrega de conteúdo, qualidade do site e etc.
Se identificarmos os requisitos das últimas grandes atualizações, vamos conseguir ver um padrão, e que o que ele tem feito nessas últimas atualizações, é fortalecer esse padrão.
Uma das atualizações recentes de maior peso, foi o Google E.A.T, que já teve um grande impacto quando lançada, e agora foi recentemente reforçada com a atualização para E.E.A.T, adicionando mais um termo para o que agora são os principais pilares que um site tem que atender para que o Google o classifique como um site de qualidade. Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança são os itens que fazem com que o seu site esteja sempre entre as primeiras posições.
Entender o que cada um desses itens quer dizer, como conseguir melhor sua autoridade e confiança e etc, é essencial para se ter resultados.
O impacto do ChatGPT
O ChatGPT chegou como uma avalanche no mercado, fazendo o próprio Google lançar o seu sistema de Inteligência Artificial como resposta, o que já indica como essa vai ser uma tecnologia que vai fazer parte do cotidiano da web daqui para a frente.
Mas temos que saber que independente de se o conteúdo é ou não gerado por Inteligência Artificial, o que o Google quer, é que o conteúdo atenda as necessidades do usuário (atendendo principalmente ao E.E.A.T).
Outras Fontes de tráfego
SEO se trata de Otimização para motores de busca, mas sempre se referimos a ele como otimização para o Google, pois ele sempre dominou por completo o mercado. Mas isso pode mudar, e um desses indícios, é o crescimento exponencial que o Bing (Buscador da Microsoft), teve após a implementação do ChatGPT em seu buscador.
É sim possível fazer SEO para o Bing, com ele já contando há um bom tempo com uma plataforma de gerenciamento de sites, o Bing Webmaster Tools.
E se você ainda não otimiza o seu site para o Bing, talvez essa seja a hora.
Mantenha-se atualizado
No nosso trabalho como Agência de SEO, identificamos todo o padrão de alterações do Google e então já estamos sempre nos adequando ao que ele pede. Tanto que praticamente nenhum dos nossos clientes foram afetados, e os que foram com essas últimas atualizações, já conseguimos recuperar as posições.
Entre em contato e conheça o nosso serviço, venha para o Topo dos buscadores e aumente seu número de clientes!
SEU CLIENTE está no Google
Buscando por seu produto ou serviço.
Se você não aparece,
Ele vai para o SEU CONCORRENTE!
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.