E-commerce - concorrendo com os grandes

A importância do SEO para e-commerce

A importância do SEO para e-commerce

E-Commerce-SEO

A Internet já tem se tornado a principal ferramenta de vendas de muitas empresas.
Muitas surgiram já na Internet, e dominam o seu nicho, assim como muitas empresas que já tem sua versão física passam a vender seus produtos por meio da Internet.

Existem diversos tipos de e-commerces, desde o pequeno varejista, as grandes lojas de departamento.

Hoje é cada vez mais crescente também, o surgimento dos “E-commerce de Nicho” em que uma determinada loja online vende apenas um determinado tipo de produto. E neles temos os “Micro-nichos” onde se encontram produtos bem específicos e difíceis de se encontrar em qualquer lugar. Como por exemplo: “comida Vegana”.

Independente do seu tipo de e-commerce, se a internet é a sua principal fonte de renda, é preciso ter uma estratégia definida para a divulgação do seu site.

Alguns e-commerces, principalmente da área de moda, se valem muito das Redes Sociais para realizar suas vendas.

É importante ter diversas fontes de tráfego para o seu site, pois isso é um dos principais fatores de sucesso das suas vendas.
E independente se você já tem um certo sucesso nas redes sociais é inegável a força que o Google tem nos negócios digitais.

A maioria das pessoas ainda faz pesquisas no Google antes de comprar um produto!
E estar entre os primeiros resultados é primordial para o seu e-commerce.

Já falamos aqui como é importante aliar uma estratégia de SEO e Adwords, já que o adwords tem resultados rápidos e o SEO é um investimento de Médio a longo prazo.

Mas o SEO tem sua importância, pois ele recebe em média até 80% mais acessos do que os resultados pagos.
As pessoas têm muita recusa por links pagos, pois acreditam ser mais uma propagando que não tem a ver com o que elas realmente procuram.

Por isso é de extrema importância para o seu e-commerce criar uma estratégia de tráfego que inclua SEO.

Estratégia de SEO para E-commerce

Faça uma pesquisa de palavras-chave e veja o que está disponível para você e então analise os seus concorrentes para aquela palavra-chave e estudo se vale a pena competir com ele.
O SEO para E-commerce tem basicamente dois passos, sendo o primeiro a otimização geral do seu site e logo após a otimização geral dos produtos.
Essa é a estratégia mais comum, faça uma otimização On-page, aumente a autoridade do Site com estratégias de link building e então comece a trabalhar com a otimização dos produtos.
E-commerces maiores tem vários produtos e esse trabalho pode ser bastante estendido.

Por isso uma parte da estratégia é definir quais vão ser os primeiros produtos a serem otimizados, de acordo com um estudo de palavras-chave e concorrência. E logicamente, se vale a pena já investir em determinado produto para aparecer no Google.

E-commerce – Concorrendo com os Grandes

E-commerce - concorrendo com os grandes

SEO para e-commerce pode ser extremamente difícil para um e-commerce se ele concorre com os grandes players do mercado.

Um exemplo é a venda de eletrodomésticos. São palavras-chave que tem sites de grande autoridade nas primeiras posições.
Não é impossível conseguir brigar com esses grandes players e posicionar o seu site entre eles, mas você tem que pesar se vale a pena o esforço, pois vai precisar de tempo e investimento.

Palavras-chave-long-tail
Palavras-chave de Calda Longa

Posicionar o seu E-commerce para “Tennis Nike” por exemplo, pode ser extremamente oneroso devido à grande concorrência.
Mas você pode por exemplo, posicionar o seu site para “Tennis Nike Preto – Masculino”

O termo “Tennis Nike” Seria a palavra-chave principal e o “Tennis Nike Preto – Masculino”
seria a palavra-chave long tail (Calda Longa).

Essas palavras-chave tem muito mais chance de se conseguir posicionar. E apesar de ter um volume de busca muito menor que a palavra-chave principal, a chance de conversão é muito maior, pois quanto mais específica a busca que o usuário faz, mais ele está decidido da compra.

 

Geração de conteúdo para E-commerce

Marketing de Conteúdo para E-commerce
Quando você está concorrendo com grandes e-commerces, é preciso pensar bem em como conseguir acessos ao seu site e ultrapassá-los no Google.
Já Falamos como as Redes Sociais podem ser uma boa fonte de tráfego para o seu site de vendas. Mas não podem ser a única forma de conseguir clientes.

Se você quiser posicionar o seu site para “Telefone Samsung modelo X” você pode conseguir posicionar o seu site para termos como:

  • “Telefone Samsung modelo X – review”
  • “Telefone Samsung modelo X – analise”
  • “Telefone Samsung modelo X Unboxing”
  •  E até mesmo “Telefone Samsung modelo X é bom?”

Para isso crie um blog no seu e-commerce e gere esse tipo de conteúdo, e no fim faça o link para a página de venda do produto.

Essa estratégia de geração de conteúdo já vem crescendo bastante e até mesmo grandes lojas online já estão utilizando.

O Submarino por exemplo já possui blogs para diversos assuntos, de acordo com os produtos que ele vende.

 

Finalizando

SEO para E-commerce é algo complexo e constante, mas se você vende produtos pela internet, deve considerar essa estratégia, pois esse pode ser o fator que vai determinar o seu sucesso.

 

Nós da Cloud Market somos especializados em Criação de Sites e E-commerces e SEO.
Trabalhamos com Woocommerce e Magento.

Caso queira realizar a otimização do seu E-commerce e vender cada vez mais, peça agora um orçamento!

A importância do SEO para e-commerce
Avalie Esse Post

Você Também Pode Gostar:

Comentários

Comentários