O que é Marketing de Busca e Como Fazer?

Quer Vender Muito Mais Pela Internet? Inscreva-se e Receba nossas Dicas de Marketing Digital Diretamente no Seu Email!

Uma boa estratégia de Marketing Digital envolve diversas fontes de divulgação e tráfego para o seu site.
E assim como já falamos aqui, uma boa forma de se conseguir ter bons resultados é fazer do seu site o centro da sua estratégia.

E uma das melhores formas de ter o seu site gerando resultados reais é focando em Marketing de Busca. 

Vamos ver agora o que é o Marketing de busca e as melhores formas de implementar esta estratégia na Sua Empresa.

O que é o marketing de busca:

Antes da Internet quando queríamos buscar informações sobre algo o que poderíamos fazer era procurar em enciclopédias, livros, dicionários e etc. Nenhuma dessas funções era realmente prática e poderia levar um bom tempo de pesquisa para aprendermos algo ou algumas vezes nem conseguíamos informações o suficiente.

Com a Internet se tornando uma grande fonte de Informação, os buscadores surgiram para que possamos ter acesso a essas informações de forma fácil e rápida.

E fazer uma busca no Google por exemplo já se tornou parte do nosso cotidiano, e isso acabou gerando um novo padrão de consumo, onde o Cliente é quem busca sobre a empresa, para se ter mais informações sobre o produto ou serviço que ela pretende adquirir.

Existem diversos buscadores, sendo hoje os dois principais o Google o Bing, sendo o Google o grande player do Mercado.

Sendo que o Google domina o mercado devido ao poder do seu Algoritmo, que basicamente consegue na grande maioria das vezes entregar tudo o que os usuários buscam.

O Google vem levando em conta cada vez mais em conta a experiência do usuário, sempre em busca de entregar resultados de qualidade, e por isso está cada vez mais exigente para posicionar sites.

E por isso é importante que se leve em conta o site da sua Empresa na sua estratégia de marketing digital e marketing de busca, independente de se você planeja otimizar para resultados orgânicos (SEO) ou para campanhas pagas (Adwords).

Busca paga x Busca orgânica

Já Falamos aqui no Blog sobre as diferenças entre SEO e Adwords, mas vamos a uma breve recapitulação e também falar sobre outros modos de realizar busca paga.

Os links patrocinados, podem ser tanto do Google, Bing, ou mesmo de redes sociais, como o Facebook Ads.

E eles são basicamente o tipo de link que você paga uma taxa para que ele apareça nos resultados, ou mesmo como no caso do Adwords, o anunciante paga por cada clique. Este tipo de link é chamado também de Link Patrocinado.

É importante saber também que os links patrocinados, comumente tem uma área exclusiva para eles. Sendo que são sempre identificados como “anúncios” ou mesmo “Link patrocinado”. Por isso por mais que você vá pagar pelo posicionamento de um link, saiba que os usuários sempre vão saber que aquele link se trata de um link patrocinado.

Já os Resultados Orgânicos, são os resultados que aparecem nos resultados de forma natural por meio do Algoritmo do buscador, e por isso não tem um custo direto, como o custo por cliques.
É importante saber que nem sempre os resultados orgânicos são totalmente sem custo, já que dependendo da palavra-chave para se estar entre os primeiros resultados, você terá que fazer um grande investimento em tempo, ou mesmo em uma agência ou profissional de SEO.

A busca orgânica, gera resultados sempre como base uma série de fatores, sendo a relevância do site um dos fatores mais importantes para se ter resultados.

Triângulo de Ouro do Google

Já falamos aqui no artigo de SEO x Adwords sobre como as pessoas ao realizarem uma busca focam nos primeiros resultados e somente depois vão para outros resultados, algumas vezes nem chegam a rolar a página.

Esse padrão forma um triângulo invertido, que é chamado de Triângulo de Ouro das Buscas.

Por isso é de suma importância estar entre os principais resultados. Pesquisas já demonstraram que uma média de 80% das pessoas não passam nem mesmo da segunda página de resultados do Google, sendo que 50% não passam nem da primeira página. Sendo que a grande maioria das pessoas prefere mudar o termo pesquisado do que continuar passando pelas páginas.

Por isso, se você não está nas primeiras páginas dificilmente é visto, e por que a primeira página é tão importante e tão concorrida.

SEM (Search Engine Marketing)

O Marketing de Busca é o processo de Marketing em que tem como foco os resultados em Buscadores da Web. Esta estratégia tem como foco a promoção de um site, aumentando o seu tráfego e consequentemente o seu lucro.

O SEO

Dentro do SEM existe algumas vertentes, e uma delas é a otimização de sites (SEO).

O SEO consiste em realizar a otimização do seu site em virtude das diretrizes do Google. Essas otimizações se referem ao conteúdo do site, imagens, velocidade, e diversos outros fatores técnicos.

Essas são otimizações internas do seu site, e são chamadas de SEO OnPage. Existem também o chamado SEO OffPage, que se trata da divulgação do seu site, e tem como principal fator, conseguir links para o seu site (Link building), como por meio de guest posts por exemplo.

É importante saber que o SEO é um trabalho de médio a longo prazo. O SEO não tem um guia geral do que se deve ser feito, o Google e outros buscadores como o Bing não divulgam exatamente todos os fatores que levam em conta para posicionar um site. O Principal motivo é evitar manipulação, já que se todos os fatores de posicionamento fossem públicos, com certeza os usuários iriam querer manipular os resultados, focando somente nestas otimizações.

E como já falamos o Google está focado em entregar resultados de qualidade para os seus usuários.

Por isto, SEO demanda tempo, o Google leva um tempo para indexar um site, posicioná-lo, e se tiver alterações, o Google pode levar até 15 dias para ler novamente o seu Site. Por isso, resultados em SEO podem demorar bastante, principalmente se os seus concorrentes também fazem um trabalho de SEO.

Alguns Fatores mais importantes do SEO

Como dissemos, não se sabe exatamente todos os fatores que determinam os resultados de SEO, mas o que se sabe é que alguns fatores têm muito mais influência nos resultados. Se sabe da importância destes fatores devidos a diversos testes realizados por profissionais e grandes empresas de SEO como a MOZ.

Link building

Este é um dos principais fatores do SEO Offpage. Quando se tem um link para o seu site, o Google entende como se isto fosse uma indicação para o seu site, por isso quanto mais links tiverem para o seu site, o Google entende que ele é um site de relevância. É importante que estes links sejam  de sites de qualidade, pois caso contrário o Google pode identificar ele como um SPAM e ter o resultado contrário, gerando uma má reputação para o seu site, e até mesmo a chance de uma punição.

Page Authority

O Page Authority é outro fator que está diretamente ligado aos resultados do Google. Quando se consegue bons resultados de SEO e quando você consegue links de sites de autoridade para o seu site (Link Buiding) você também vai ganhando a sua autoridade.  Esta autoridade é basicamente o que define o Page Authority. Vamos falar um pouco mais sobre este fator:

O que é Page Authority?

Antigamente o Google levava em conta um Fator chamado PageRank, e este fator era determinando nos resultados. O que aconteceu foi que as pessoas começaram a manipular este fator, principalmente pela manipulação de links. Esta manipulação fez com que sites ruins começassem a ter bons resultados e por isso o Google começou a mudar drasticamente o seu algoritmo, identificando links ruins e tirando a sua importância, por isso, o PageRank acabou não sendo mais levado em conta como um fator de rankeamento para o Google.

Mas ainda se sabe que apesar do Google está levando cada vez mais em conta fatores como qualidade da página e do conteúdo os links para o seu site ainda fazem muita diferença nos resultados. Mas o que se tem que ter noção é que estes links devem ser de qualidade, normalmente conseguidos de forma natural.

Com isso a MOZ, uma das maiores empresas de SEO do mundo criou dois fatores chamados de Page Authority e Domain Authority. Estes fatores criam uma nota para o site que vai de 0 a 100. Esta nota é definida pelos links para o site e a qualidade destes links, e diversos outros fatores.

Com um Page Authority alto, as suas chances de posicionar para uma palavra-chave é muito maior. Por isso deve sempre se levar em conta além do conteúdo de qualidade os resultados da sua estratégia Offline.

Redes Sociais

Uma forma de se conseguir bons links para o seu site, são as redes sociais, já que a grande maioria das redes sociais tem perfis para empresas e estes permitem a divulgação do seu site por meio de um link. E estas redes sociais tem um Domain Authority muito alto. Por isso, é importante que sua empresa tenha perfis em redes sociais e com o link para o seu site configurado.

Outras Técnicas de SEM

Links Pagos – Patrocinados

Os links patrocinados como vimos antes, são os links em que você paga para estar entre os primeiros resultados, ou mesmo parecer entre os resultados orgânicos. Temos o Google Adwords em que é a principal ferramenta de links patrocinados do mercado. Já que além de aparecer nos resultados do Google, você pode aparecer em sites parceiros com o Google Adsense além de outras opções como realizar remarketing e etc.

Existem outras formas de anunciar como o Facebook Ads que também vem crescendo bastante e oferece bons resultados.

Link Baits

Link Baits, consiste basicamente em criar estratégias para se atrair links para o seu site. A principal técnica de link Baits é a criação de conteúdo de qualidade. E com a divulgação deste conteúdo de qualidade espera-se que outros sites criem links para o seu conteúdo.

Resumo:

Como Vimos os Resultados de uma boa estratégia de SEM podem gerar excelentes resultados, mas para isso precisamos saber alguns fatores:

  • É importante ter um site e que ele seja otimizado.
  • Fazer um bom SEO Onpage e OffPage.
  • Criar perfis em Redes Sociais com Links para o Seu site.
  • Se for realizar anúncios, fazer um bom planejamento e aliar a estratégia de SEO.
  • Conseguir links de qualidade para o seu site, como por meio de guest posts.
  • Gerar conteúdo de qualidade no seu site.
O que é Marketing de Busca e Como Fazer?
5 (100%) 1 vote

Você Também Pode Gostar:

Comentários

Comentários