O marketing de conteúdo é vital para ajudar o público-alvo e clientes em potencial a aprenderem sobre uma empresa, além de estabelecer a confiança sobre uma determinada marca disponível no mercado consumidor.
Para se destacar entre tanta concorrência, e entrar no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa, um planejamento de marketing deve abordar uma estratégia sólida para o marketing de conteúdo.
Do que se trata o marketing de conteúdo?
O marketing tradicional, vide os anúncios em rádio e TV, outdoors e busdoors, entre outros elementos gráficos e de mídia, tem como objetivo dizer aos clientes que uma marca é boa no que faz.
A partir do momento em que uma estratégia de marketing de conteúdo é estabelecida para vender anéis de segmento, por exemplo, o foco está em usar e implementar conteúdo online, em diferentes formatos, como podcasts, vídeos e textos.
Na prática, a ação tem como objetivo atingir as metas de negócios e mais do que demonstrar o que a marca faz, mas evidenciar a importância do serviço e porque ela deve ser considerada.
Dessa forma, a empresa consegue atrair, reter e aumentar um público-alvo claramente definido em todas as etapas do processo.
Quando bem feito, mostra a experiência da empresa e mantém o público-alvo engajado e leal, considerando cada etapa do funil de vendas.
A importância do marketing de conteúdo atual
As empresas promovem produtos ou serviços como avaliação de conformidade o tempo todo, mas para que realmente se destaque e atraia o público certo, criando relevância, é necessário que esses materiais e promoções sejam relevantes e valiosos para o público-alvo.
Vale lembrar que a sociedade está inserida em um mundo em que o público se depara com inúmeros materiais publicitários, em um ambiente acelerado e que deseja se relacionar com espaços que realmente se identifiquem, confiem e se sintam valorizados.
Assim, a criação de conteúdo deve ser baseada nessas realidades, não importa o tipo de material produzido.
De modo a reforçar a importância e benefícios, abaixo destacamos 4 razões sólidas pelas quais uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada impacta no sucesso do negócio e pode ser aplicada por qualquer segmento.
- Estabelecer como líder de pensamento no setor
Um conteúdo atraente ajuda a estabelecer a marca como uma especialista confiável na área em que está inserida, junto ao mercado consumidor.
Assim, a empresa pode começar oferecendo um recurso gratuito com todas as informações básicas sobre blocos intertravados e, em seguida, levar também ao conteúdo pago, conquistando esse visitante e o levando a se tornar lead e cliente.
- Aumentar as vendas com pouco gasto em marketing
O profissional que trabalha com marketing de conteúdo consegue gerar leads sem altos investimentos financeiros.
Se o orçamento permitir, a automação de marketing também ajuda a aumentar as vendas e tornar tarefas como envio de e-mails, postagens em redes sociais e mensagens diretas muito mais rápidas e fáceis, otimizando o ciclo.
- Reter o público
De acordo com especialistas, é mais barato reter clientes do que adquirir novos. Ao apresentar concentrador de oxigênio preço de forma interessante, o valor do produto cresce e se justifica, podendo ser um diferencial que atraia os consumidores.
Ao executar a estratégia de conteúdo certa e criar um envolvimento valioso da comunidade, é possível aproveitar o marketing de conteúdo para reter todos os clientes importantes, em vez de sempre buscar novos, promovendo uma carteira mais consistente.
- Construir fidelidade à marca.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo mais bem equipada, uma marca consegue construir uma mensagem consistente e uma voz de marca uniforme para os clientes.
Isso se soma a uma melhor conscientização da empresa, de um modo geral, e a altos níveis de fidelidade à marca no longo prazo.
5 dicas de marketing de conteúdo para iniciar
Agora que o marketing de conteúdo está estabelecido, e quão importante é para qualquer empresa, as dicas apresentadas a seguir podem, ao menos de início, atrair novos clientes para a marca, além de reter aqueles que já estão se relacionando com seu negócio.
- Espalhe conteúdo em diferentes plataformas
Em um mercado competitivo, é preciso distinguir a presença online por meio do conteúdo.
Para isso acontecer, é necessário melhorar a estratégia de marketing de conteúdo com as melhores práticas, seguindo boas práticas, como:
- E-mail marketing;
- PPC (Pay Per Click);
- Publicidade gráfica,
- SEO (Search Engine Optimization).
Essas práticas fornecem resultados a longo prazo pois, depois de um certo período, é possível observar uma grande mudança no tráfego do site ou do e-commerce de desinfetantes hospitalares e para uso doméstico, por exemplo.
Além disso, é necessário analisar qual plataforma está funcionando melhor para a empresa, e assim utilizar a que se mostra, na prática, a mais influente.
Em se tratando de marketing de conteúdo, é preciso manter a estratégia de forma consistente. Isso pode ser feito por meio de compartilhamento regular de blog posts, artigos, recursos visuais e vídeos.
De fato, o que importa, é se concentrar em fornecer conteúdo de alta qualidade.
- Ofereça solução para os problemas dos clientes
O fornecimento de demonstrativos, guias e descrições de produtos, documentação e vídeos de aprendizado são formas de atrair pessoas para as páginas online disponíveis.
Isso possibilita que os clientes entendam o produto que vão comprar e visualizem os benefícios que terão.
Para auxiliar no processo a empresa deve fornecer guias de dicas de manutenção e introduções detalhadas de produtos, tabelas de cores e gráficos com conteúdo relevante e glossário de terminologia para promover de maneira apropriada.
Nessa dica é válido reforçar a necessidade de publicações regulares sobre diversos assuntos que se relacionem ao negócio e produto, incluindo inovações de negócios, atualizações na forma de uso de guindaste giratório no setor da construção civil, se for o caso, e planos que a empresa deseja implementar.
As explicações direcionadas aos clientes devem ser diferentes da concorrência, com uma metodologia de negócios própria, evidenciando como a marca pode ser benéfica para os clientes.
- Otimização de conteúdo
Essa é uma das principais táticas que podem ser usadas para tornar o marketing de conteúdo eficaz.
Para estar no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa, é preciso recorrer à prática de SEO (Search Engine Optimization), inserindo palavras-chave altamente pesquisadas nos conteúdos, investindo em infográficos, vídeos, textos e podcasts com o termo também.
- Direcione o público-alvo com as redes sociais
A presença nas redes sociais é primordial para quem investe em marketing digital.
Com elas é possível segmentar o público utilizando as diferentes ferramentas disponíveis, inclusive com conteúdo diferente em cada uma delas.
Assim, a marca de junta de vedação, por exemplo, pode estar presente em compartilhamentos dos conteúdos em outros canais, alcançando mais pessoas a partir de vídeos institucionais e gráficos, utilizando-se de hashtags (#) em evidência, entre outros elementos, para atualizar o conteúdo.
Muitas das plataformas estão preparadas para fazer publicidade online do e-commerce, e o que se segue é a construção de confiança entre os clientes, aumento de reconhecimento da marca, além da aproximação com os seguidores.
- Envie lembretes por e-mail
O marketing por e-mail é uma das táticas importantes que podem ser usadas para atingir o coração do cliente.
A construção de um relacionamento forte com os assinantes de newsletter e clientes em potencial é um caminho permitido pelo marketing de conteúdo e muito benéfico para evoluir a jornada a partir de materiais ricos e interações de valor, sendo considerado um contato mais próximo.
Isso faz com que as pessoas se interessem em participar de eventos, sessões, webinars, entre outros canais de comunicação.
Para isso, é importante enviar atualizações recentes, ofertas promocionais, descontos e notícias informativas que possam ser úteis para eles.
Benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de longa duração. Assim, é normal que não se veja resultados imediatos em algumas ações, mas é possível mensurar a evolução dos interessados na jornada de compra.
Essa é uma pequena desvantagem, no entanto, quando você considera os benefícios, já que o marketing de conteúdo é uma maneira eficaz de divulgar a empresa sem ter de gastar dinheiro em anúncios, a ação se mostra bastante vantajosa.
Se não existe um orçamento mínimo de marketing, mas há tempo para se comprometer com a criação de conteúdo, ainda é possível conquistar leads e clientes para os negócios. Mais ainda, é possível conciliar ambas as estratégias, criando um sistema de atração e retenção de clientes.
Outro benefício do marketing de conteúdo é que, por meio dele, se cria autoridade no nicho em que está estabelecido, como quem presta serviço de manutenção de máquinas industriais, se destacando no setor e promovendo mais vendas.
Como o marketing de conteúdo educa e informa o público-alvo, geralmente é mais eficaz para converter leitores em compradores do que anúncios e outras formas de marketing pago.
Por fim, ao contrário dos anúncios pagos, que param de funcionar assim que se para de pagar por eles, o conteúdo evergreen de alta qualidade continua a funcionar para a marca, atraindo potenciais clientes no futuro.
Conclusão
Existem inúmeras técnicas de marketing de conteúdo que pode-se adotar para alcançar o crescimento dos negócios.
Com ele, construir uma loja online de sucesso, por exemplo, se torna mais prático. O que se precisa é adotar estratégias inteligentes para manter a constância das publicações e vender online, prestando um atendimento atrativo.
O marketing de conteúdo é como um pilar para os negócios. Uma vez que se tenha o controle sobre ele, é possível cada vez mais alcançar melhores resultados.
O marketing de conteúdo aumenta lentamente o tráfego. Mas se uma empresa permanecer consistente e trabalhar continuamente para isso, o negócio online certamente crescerá mais rápido e sem problemas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.