O marketing digital oferece diferentes meios para capturar a atenção dos consumidores, e o inbound marketing está entre as estratégias mais importantes, principalmente quando se soma às possibilidades que as redes sociais oferecem.
Se você é novo no inbound marketing, pode estar se perguntando por que as redes sociais são uma parte importante dessa estratégia que se mostra eficaz por si mesmo.
Com diferentes canais de marketing disponíveis, você deve se concentrar nas redes sociais?
Diferentes estudos provaram que as diversas plataformas de rede social se tornaram uma excelente maneira de obter o máximo de benefícios do inbound marketing, que tem 4 pilares essenciais:
- Atrair,
- Converter;
- Vender;
- Reter, ou encantar.
Com essa estratégia aplicada à rede social, você pode facilmente atrair novos clientes para vender balcão refrigerado pequeno e reter os clientes existentes.
Usando isso, você pode compartilhar e promover facilmente conteúdo exclusivo criado por profissionais de marketing de entrada.
O que é Inbound Marketing?
Nos termos mais simples, o inbound marketing refere-se ao processo de permitir que clientes em potencial encontrem sua empresa da maneira mais fácil e eficiente.
O processo ocorre muito antes de um consumidor comprar um bem ou serviço, e geralmente se relaciona com a vantagem do primeiro.
Essa metodologia nos negócios se baseia na criação de ideias sólidas de conteúdo e experiências personalizadas que podem atrair seu público-alvo.
Fazer contato com o consumidor no início do ciclo de compra pode fazer de você uma preferência de marca, o que leva a mais vendas e aumento de receita.
Essa estratégia deve ser pensada como um ímã que atrai clientes em potencial para sites, blogs, perfis sociais e outras propriedades digitais por meio de conteúdo que o cliente está procurando de qualquer maneira, como:
- Artigos e textos para blogs;
- E-mail marketing;
- Infográficos
- Podcasts;
- Vídeos.
As empresas que fabricam bancada de aço inox para cozinha e empregam táticas de inbound marketing obtêm os cliques e o tráfego da internet e, por fim, criam confiança com o público.
Isso porque não é uma introdução forçada, isto é, os compradores querem ouvir o que a empresa tem a dizer.
Ajudando as empresas a subir nas classificações da pesquisa das plataformas de busca e, por fim, levar clientes à sua página.
Como funciona o marketing em redes sociais?
O marketing presente nas redes sociais tem tudo a ver com a utilização de diferentes plataformas, cuja finalidade é se conectar com públicos variados para aumentar as vendas e construir uma marca, enquanto direciona mais tráfego para o site da sua empresa.
Essa estratégia inclui publicar conteúdo exclusivo e de qualidade nos perfis da rede social de sua empresa, analisar os resultados, envolver os seguidores em diferentes contas e executar campanhas específicas para cada uma das plataformas existentes.
As redes sociais e o inbound marketing são relativamente semelhantes, pois ambos têm, como finalidade, envolver e atrair clientes por meio de brindes personalizados para empresas e disponibilizados em diferentes formatos.
Portanto, para que essa técnica seja bem-sucedida, você deve aproveitar as redes sociais.
Estratégias de inbound marketing em redes sociais
Cada vez mais pessoas usam essas plataformas para descobrir marcas e seguir negócios que se alinham com valores e interesses, e assim será daqui para frente.
Essas circunstâncias o tornam um canal ideal para atrair novos clientes e manter a relevância entre os clientes atuais.
A grande maioria dos usuários preferem marcas que permaneçam autênticas nas redes sociais. Além de fotos impressionantes de produtos, os clientes querem vídeos e cenas de bastidores para destacar os valores e o propósito da marca.
Para atender a esse público cada vez mais crescente, é preciso implementar estratégias e táticas pontuais para que inbound marketing funcione de maneira adequada nesses espaços.
- O destino nas landing pages
Embora a maioria das postagens sociais seja um conteúdo externo valioso e com artigos relevantes para as necessidades de sua buyer persona, uma pequena fração das postagens aborda diretamente uma solução e fornece um link para uma landing page, ou página de destino.
Uma fórmula empregada pode ser identificada como “10-4-1”.
Isso significa que para cada 15 postagens sociais que sua empresa de cabeamento estruturado de redes faz, 10 posts devem ser conteúdo externo útil; 4 devem ser links para os artigos do blog da sua organização e 1 deve vincular a uma landing page.
Este 1 post de cada 15 pode ser o mais importante que você faz, então é preciso fazer valer a pena.
Sempre que você usa conteúdo de rede social para ganhar visitantes e leads, é preciso criar uma landing page eficaz que aborde o problema levantado na postagem e forneça outros itens de ação.
Caso contrário, você pode enviar seus visitantes e seguidores leais para outros sites pelos quais você não receberá crédito.
Mas cuidado: o link para sua página inicial a partir de uma postagem de rede social pode não funcionar de forma tão eficaz quanto você imagina.
Seu visitante pode encontrar conteúdo que aborda o problema levantado pela postagem, mas provavelmente ele vem com muitas outras informações e links de menu distrativos.
Ao criar uma página de destino distinta, livre de links de navegação do site, você está enviando o visitante para uma página criada para funcionar apenas para atender à necessidade da postagem na qual ele estava interessado.
Essa página foi projetada para fornecer uma maneira de seu visitante converter em um lead, como um formulário em troca de um e-book, consulta gratuita, desconto ou qualquer outro tipo de meta que você queira estabelecer.
- Use ferramentas de publicação de rede social
Plataformas sociais permitem que você agende postagens com bastante antecedência, para que possa se concentrar na criação de conteúdo atraente e significativo que realmente interessa à personalidade do visitante.
As ferramentas de publicação de conteúdo de rede social sobre consultoria ambiental, por exemplo, também ajudam a manter a prática de postar regularmente.
Dessa forma, quando os seguidores esperam notícias da empresa, ou de uma marca em específico, tem-se um post agendado com antecedência.
- Use o monitoramento de rede social
Embora algumas plataformas sociais forneçam ferramentas de análise que dão uma melhor compreensão de quem é a base de seguidores, elas não fornecem a personalização que o monitoramento social oferece.
O monitoramento social permite ver em quais postagens e atualizações os seguidores estão particularmente interessados, e como eles estão se envolvendo com esse conteúdo.
Por exemplo, criar uma hashtag para um evento específico da empresa terceirizada de limpeza ajuda a mostrar como os seguidores estão se envolvendo com seus produtos ou serviços, e como eles se sentem sobre isso.
- Use ferramentas de análise de rede social
O inbound marketing para redes sociais é extremamente importante. E um dos componentes mais importantes do marketing de rede social é a análise.
Os principais canais de rede social fornecem ferramentas de análise que permitem analisar a taxa de engajamento e desempenho.
Ferramentas como essas fornecem dados brutos sobre a atividade nessa plataforma específica. Esses dados ajudam a ter uma ideia melhor de quem está interagindo com o conteúdo, com quais postagens eles estão interagindo e o que está funcionando e o que não está.
Use análises de rede social, ferramentas de escuta social e observação geral para determinar com o que ou com quem o público-alvo está interagindo.
Se eles estiverem usando as redes sociais como ferramenta de tomada de decisão, use esse conhecimento como parte de sua estratégia.
Vantagens do inbound marketing nas redes sociais
As informações disponíveis nas redes sociais podem informar sua estratégia de conteúdo, pois é uma maneira rápida de saber qual conteúdo é eficaz.
Além disso, é uma excelente plataforma para descobrir o que seus concorrentes ou marcas inspiradoras estão compartilhando com seus seguidores para identificar lacunas em seu conteúdo.
A rede social é uma excelente ferramenta de construção de comunidade para criar um sentimento de pertencimento entre os clientes, deixando-os ansiosos para continuar interagindo com uma marca.
Ele pode ser usado para servir como uma plataforma de suporte para produtos e serviços, como a manutenção de aquecedor a gás Komeco, e é um ótimo lugar para descobrir o que seus clientes estão pensando por meio de seus feedbacks.
Mantenha uma presença consistente nas plataformas de mídias sociais como parte de sua estratégia para melhorar o relacionamento com os clientes, criar reconhecimento da marca e aumentar as vendas.
Conclusão
Quando se trata de testemunhar o crescimento constante dos negócios, focar no marketing de entrada e nas redes sociais é uma ótima ideia.
No mundo de hoje, as plataformas de rede social, quando usadas adequadamente junto com outras estratégias de marketing digital, podem ajudar as empresas a comercializar bem seus serviços.
Com essas práticas, você desfrutará da melhor satisfação do cliente, proporcionando uma relação mais saudável, conseguindo aumento de tráfego e maior fidelidade à marca.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.