De forma prática e mais direta, basicamente, criar um site é essencial para que sua empresa ganhe mais visibilidade na internet e, assim, conquiste mais potenciais clientes.
Isso ocorre porque esse canal funciona como uma vitrine para o seu negócio, contendo todas as informações importantes para o público e possibilitando a divulgação de materiais de valor de forma mais aprofundada, abordando temas relacionados à área de atuação e principais dúvidas/interesses da audiência.
Assim, ao entrar em contato com a empresa na página oficial, o usuário consegue identificar o que deseja/precisa e pode esclarecer suas principais dúvidas ali.
Contudo, de maneira mais específica, existem muitas vantagens em criar um site para o seu negócio, principalmente se você deseja investir em um trabalho de marketing digital.
No post de hoje, vamos destacar porque é importante investir na criação de um site e os benefícios que essa estratégia pode trazer.
Razões para ter um site corporativo
Você conhece alguma marca de sucesso que não tem site próprio? Independentemente do setor, localização ou tamanho, esse é o denominador comum de todos os empreendimentos renomados e que desejam se posicionar e oportunizar novos negócios online.
Ter um site próprio é a presença digital mínima que a empresa injetora de plástico precisa para se consolidar no mercado online e até possibilitar negócios no espaço físico e em outros pontos de vendas, devido ao reconhecimento da marca.
Neste artigo, falaremos sobre todos os benefícios que um site pode trazer para marcas de várias vertentes – assim como os cuidados que devem ser observados.
Ser encontrado no Google
As pessoas pesquisam de tudo na internet. Se não encontrarem o seu negócio, certamente encontrarão algum concorrente. Por isso, estar disponível nesse ambiente é fundamental, principalmente quando isso é feito com qualidade.
O Google é o maior buscador da internet e o que a maioria das pessoas usa quando tem alguma dúvida ou precisa resolver uma determinada necessidade.
Desse modo, a criação do site para assistência técnica informática deve ser feita de forma estratégica para alcançar esses usuários durante a busca.
Para que isso ocorra é fundamental utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para permitir que os robôs do Google o vejam como de qualidade e relevante para a experiência do usuário.
Fatores como servidores rápidos e de qualidade, conteúdo bem estruturado e a correta aplicação de tags vão ajudar seu site a ter uma melhor classificação no Google.
Ter mais autonomia
Em um site próprio, os responsáveis por uma empresa de alpinismo industrial têm liberdade para definir as ações que desejam ou precisam realizar para atingir o público e se posicionar no mercado.
Quanto ao conteúdo, nem tudo é possível quando a marca está sob a infraestrutura e as limitações de algoritmos em uma rede social, demandando a adequação das normas e formatos valorizados pela plataforma.
Já o site pode ser visto como um “terreno p´roprio”, possibilitando testes mais diversos.
Em algum momento, autonomia e liberdade são zero nas demais plataformas, como disponibilizar um recurso personalizado ou simplesmente baixar um e-book – e esses são pontos de partida para muitas ações determinantes no relacionamento com o usuário.
Assim, à medida que a gama de recursos evoluem, em algum momento o uso de sites, blogs e outras ferramentas disponíveis para esses canais se farão necessários para qualificar os leads e clientes.
Transmitir reputação e credibilidade
De modo geral, a disponibilidade do site de revestimento cimenticio 3D está relacionada a uma maior infraestrutura de comunicação, além de mais cuidado e atenção com os usuários, demonstrando profissionalismo e agregando credibilidade.
Isso significa que entregar esse tipo de material ao seu público é essencial, principalmente com um design bonito e atrativo.
É quase impensável que uma boa empresa não dedique tempo e recursos a algo que pertence a ela e promove o contato com os clientes, sendo que esse tipo de preocupação fica ainda mais evidente quando se trata do primeiro contato – capaz de encantar potenciais clientes.
Você pode não ter outra chance de causar uma boa impressão, especialmente na internet, em que seus concorrentes estão a apenas um clique de distância.
Não se limitar à publicidade tradicional
A mídia tradicional, como televisão, jornais, rádio e outras publicações impressas, exige um alto investimento em criação, adequação e veiculação de materiais.
Na internet, o investimento em marketing pode ser muito menor, e o site da sua empresa pode ser visto por um público muito mais qualificado, devido ao potencial de segmentação.
Além disso, você tem mais liberdade em relação ao formato com o qual deseja trabalhar, podendo aumentar seu potencial de sucesso investindo, por exemplo, em layouts interessantes e envolventes.
Uma dica ao desenvolver materiais e o próprio layout do site é pensar na navegabilidade e na facilidade de encontrar informações.
Lembre-se que a boa navegabilidade pode ser determinante para levar os potenciais clientes a solicitarem o aluguel de prensa dobradeira, sem que esse processo de conversão demande um alto custo para a marca.
Facilitar a criação de conteúdo estratégico
Conteúdo é o que move a internet: é a partir dele que se conquista e retém público.
Nesse sentido, ter um bom site é essencial para as estratégias de marketing ao permitir a criação e compartilhamento de material que expresse sua autoridade e de forma planejada.
Sem esse processo você ficará dependente de outras plataformas – que não são inteiramente suas -, como redes sociais, nas quais você não terá controle total sobre as interações com o conteúdo.
Ter alto poder de personalização
Um site de qualidade é um verdadeiro reflexo do seu negócio no ambiente digital, por isso a capacidade de personalizá-lo, torná-lo a “cara” da sua marca, é um ótimo motivo para tê-lo e para reforçar o branding junto ao público, estabelecendo a imagem da marca no imaginário dos consumidores.
Por isso, todos os elementos do seu site devem se adequar ao seu propósito e posicionamento, inclusive à identidade visual da sua marca, contando com:
- Paleta de cores;
- Logotipo;
- Tipografia;
- Organização do layout.
Quando os clientes em potencial chegam às suas páginas, eles precisam sentir que esse espaço é uma extensão real da marca de pingadeira para muro de PVC.
Estar presente em todo lugar
A internet é internacional e permite que uma empresa conhecida ultrapasse suas fronteiras e alcance um público antes inacessível.
É possível expandir significativamente o seu campo de intervenção contando com as oportunidades de alcance da web.
Desta forma, tem potencial para atender pessoas que, sem um website, não conseguiriam acesso à assinatura digital com certificado, criando novas oportunidades de negócio.
Usar anúncios dinâmicos
Ter um site que se adapta às tendências modernas dá acesso a tecnologias que são muito benéficas para o seu negócio. Um exemplo disso é a capacidade de aumentar a receita veiculando anúncios dinâmicos em páginas online.
Serviços como a Rede de Display do Google Ads funcionam apenas em websites que seguem diretrizes modernas de otimização e design.
À medida que você se adapta, terá acesso a um mundo totalmente novo de possibilidades em relação à veiculação inteligente de anúncios e obtenção de lucros.
Inclusive, essa ação também contribui com a visualização da sua marca de forma mais direta e frequente, visto que ao ter um site moderno e de qualidade, outros espaços virtuais também dão suporte para que seus anúncios sejam veiculados na web.
Afinal, eles vão proporcionar uma boa experiência aos visitantes, não sendo bloqueados pelo sistema de publicidade do Google.
Alcançar baixo investimento com ótimo custo-benefício
Ter um endereço na web é muito mais barato do que ter um novo espaço físico, tanto em termos de compra/aluguel, quanto de manutenção.
Isso sem falar que, online, esse investimento pode atingir mais pessoas por um período maior de tempo.
Basta pensar que manter a loja de divisória de ambiente MDF 24 horas por dia gera mais custos como energia elétrica e horas extras para os funcionários.
Enquanto isso, um endereço eletrônico está disponível a qualquer hora do dia e da noite, demandando apenas a renovação da hospedagem, que pode ocorrer conforme o plano contratado anteriormente – ou seja, é um gasto mais mensurável a longo prazo.
Acessar layouts responsivos
O uso de dispositivos móveis cresceu exponencialmente ao longo dos anos e, hoje, se adequar a essas telas deve ser uma prioridade para posicionar a marca.
Mais e mais usuários estão navegando na Internet a partir de tablets e smartphones, o que muda a maneira como os internautas interagem e consomem com a maioria dos sites.
Isso significa que, se suas páginas não forem responsivas, você poderá perder muitas oportunidades de fechar negócios.
Assim, a criação de um novo site de negócios possibilita que ele funcione em qualquer tipo de dispositivo que esteja sendo usado no momento.
Isso inclui computadores tradicionais, smartphones e tablets, possibilitando o alcance a mais consumidores potenciais.
Sites estão no centro da experiência digital
É extremamente comum que, nos dias de hoje, o site centralize todas as opções que uma empresa necessita para ter presença digital e se comunique com qualidade com seu público – mesmo que se dê de forma integrada com outras plataformas.
Assim, além de ter o conteúdo que um domínio profissional costuma apresentar, ele se torna a porta de entrada para outros canais que uma empresa possui.
As possibilidades são muitas e, enquanto houver criatividade e vontade de produzir conteúdos diversos e úteis para seus clientes, o site terá um papel importante.
Afinal, eles desempenham um papel vital na atração de públicos ávidos e interessados em consumir e interagir com todo o conteúdo digital que você cria e mantém, bem como para buscar informações antes de adquirir um produto/serviço, preservando e melhorando as decisões.
Obviamente, quando esse patamar é alcançado e a integração é efetivamente implementada, os benefícios vêm na forma de mais visibilidade na Internet, melhora na comunicação e relacionamento com clientes – bem como mais vendas!
Conclusão
Esperamos que a partir de hoje você compreenda plenamente a importância de investir no desenvolvimento de um site para o seu empreendimento.
Não é preciso dizer que é indispensável contar com profissionais especializados em webdesign e e-commerce para tornar esse canal ainda mais qualificado.
Há uma série de decisões em jogo na hora de pensar em um domínio próprio. Por isso, conte com um time qualificado para garantir que sua marca seja beneficiada e bem representada por um ótimo site, se fortalecendo no imaginário dos consumidores em potencial.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.