A produção de conteúdos é uma das estratégias comerciais que mais vem ganhando destaque nos últimos anos, em relação a forma com que uma empresa busca se relacionar com o seu público, a partir de métodos diferenciados de divulgação.
Pois atualmente a associação entre uma companhia junto a sua audiência passa por questões muito mais complexas, indo além da tradicional comunicação unilateral, que é realizada através de anúncios comerciais, por exemplo, exibidos em diversos veículos.
A ampliação dos serviços digitais pode ser vista como principal causa para essa modificação na forma com que as empresas se portam, apostando em uma comunicação muito mais interativa, com peças que permitem esse engajamento na internet.
Uma forma de garantir com que essa interação entre uma marca e seu público ocorra, é a partir da tendência de produção de conteúdos, por meio de textos ou vídeos que atraiam a atenção dos usuários sobre os mais diversos tipos de aplicação.
Como uma empresa de tratamento de esgoto, que usa de suas redes para informar ao público sobre o funcionamento desse serviço, a importância dele para a sociedade, além de outros fatores que destacam a relevância desse tipo de empresa.
E quando se pensa em meios de melhor se relacionar com o seu público, é preciso antes de tudo, saber bem os hábitos e interesses dessa audiência, de forma a saber como corresponder às suas necessidades.
Por que fazer uma pesquisa de engajamento?
Uma das ações mais desejáveis por uma empresa que se posiciona na internet é alcançar um alto nível de engajamento, a ponto de fazer com que sua marca tenha um maior reconhecimento nas redes, chegando ao alcance de possíveis novos públicos.
Mas para que isto seja possível, tais marcas precisam conhecer bem quais são os interesses do seu público, para que seja possível trabalhar na produção de um conteúdo especializado, que consiga se destacar dentro de um cenário cada vez mais competitivo.
Até porque o conceito de marketing de conteúdo se tornou tão popular que hoje pode ser encontrado entre os mais diversos tipos de empreendimento, que adotam esse tipo de estratégia como maneira de destacar os seus produtos e serviços de forma indireta.
Mas para que um comércio que atua na confecção de malas personalizadas consiga atingir os melhores resultados e vendas, é preciso que essa companhia conheça os interesses dos seus clientes.
O mesmo tipo de associação é válida para o processo de produção de conteúdo na internet, sendo preciso realizar de forma constante uma pesquisa de engajamento, com o propósito de compreender a fundo o perfil de compras da sua audiência.
E após essa pesquisa, é preciso aplicar os resultados alcançados junto ao seu processo de criação de conteúdos.
5 vantagens de criar um conteúdo adequado
Dispor do conteúdo correto pode ser o suficiente para que a sua marca conquiste uma relação mais forte junto ao seu público. Existindo diversos benefícios relacionados a criação de um conteúdo adequado ao seu perfil de público, sendo eles:
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Fidelização do público
Ao apresentar um conteúdo especial, uma empresa consegue se relacionar melhor junto da sua audiência, tratando de fidelizar esse público aos serviços, por meio de conteúdos que servem como uma ponte de ligação entre a empresa e seus possíveis clientes.
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Aumento do engajamento
Ao apresentar um conteúdo especializado na internet, uma empresa responsável pela criação de um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos pode chegar a índices maiores de interação, mesmo se tratando de um produto de nicho.
Esse engajamento é medido a partir de índices como:
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Interação com os usuários.
Uma série de tópicos a se observar por quem atua com algum perfil na internet.
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Crescimento em vendas
O marketing de conteúdo pode levar a uma maior interação entre uma marca e o seu público, e quanto maior for essa relação, maiores poderão ser os resultados comerciais alcançados por essa companhia, como aumento de vendas ou até mesmo em público.
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Novas oportunidades de público
Essa interação pode fazer com que os seus produtos e serviços sejam reconhecidos por outros públicos, além dos seus clientes atuais. Tudo levando a uma possível expansão dessa companhia, ao chegar ao alcance de novos públicos presentes na internet.
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Crescimento do número de clientes
Além do alcance de novas audiências, junto da estratégia de marketing de conteúdo, é possível também ampliar o número de clientes de uma companhia que atua com a oferta de adesivo impresso para serviços de decoração e agências gráficas.
Pois quanto maior for a relação com um cliente, maiores se tornam as chances dele recomendar esses serviços, ampliando assim essa sua faixa relacionada.
Um conjunto de possibilidades que fazem com que a estratégia de conteúdo seja uma opção de destaque a ser considerada em seus serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.