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7 Erros mais comuns no SEO para dispositivos Mobile

Erros mais comuns no SEO para dispositivos Mobile
Guia de Conteúdo

Confira a lista dos erros mais comuns no SEO Mobile para evitar que seu site não deixe de ser exibido pelo Google.

1) JavaScript, CSS e arquivos de imagem bloqueados

Para um processamento e uma indexação ideais, sempre permita que o Googlebot acesse o JavaScript, o CSS e os arquivos de imagem usados no seu website para que ele possa visualizar o website como um usuário comum. Se o arquivo robots.txt do seu site bloquear o rastreamento desses elementos, o processamento e a indexação do conteúdo feitos por nossos algoritmos serão diretamente prejudicados. Isso pode resultar em classificações inferiores.

Ações recomendadas:
– Certifique-se de que o Googlebot possa rastrear JavaScript, CSS e seus arquivos de imagem usando o recurso “Buscar como o Google”? nas Ferramentas do Google para webmasters. Isso permitirá visualizar seu conteúdo exatamente como o Googlebot o vê e o renderiza, e o ajudará a identificar e corrigir problemas de indexação no site.

– Verifique e teste seus arquivos robots.txt nas Ferramentas do Google para webmasters.

– Teste suas páginas para dispositivos móveis com o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis a fim de verificar se nossos sistemas detectam seu site como sendo compatível com dispositivos móveis.

– Se você usar URLs separados para suas páginas de dispositivos móveis, teste ambos, o URL para dispositivos móveis e o para computadores, a fim de confirmar que o redirecionamento é reconhecido e rastreável.

2) Conteúdo que não pode ser reproduzido

Alguns tipos de vídeo ou conteúdo não podem ser reproduzidos em dispositivos móveis, como mídias com restrições de licença ou experiências que exigem Flash ou outros players que geralmente não são compatíveis com dispositivos móveis. Pode ser muito frustrante para os usuários quando um conteúdo não pode ser reproduzido na página de um website.
Ao visitar uma página com conteúdo que não pode ser reproduzido em dispositivos móveis, os usuários verão uma mensagem de erro semelhante a esta:
Vídeo que não pode ser reproduzido

Isso fornece aos usuários uma experiência insatisfatória de uso em dispositivos móveis.
Em vez de utilizar um player de vídeo reservado ou colocar conteúdo em formatos não compatíveis, recomendamos o uso de marcações padrão HTML5 para incluir vídeos ou animações.

Para conteúdo animado processado por meio de Flash ou de outros players de multimídia, considere usar animações em HTML5 que funcionam em todos os navegadores da Web. O Google Web Designer facilita a criação dessas animações em HTML5.
Ações recomendadas:

– Use padrões HTML5 em animações para oferecer uma boa experiência a todos os seus usuários.

– Use uma incorporação de vídeo que possa ser reproduzida em todos os dispositivos.

– Considere disponibilizar a transcrição do vídeo. Essa ação tornará seu site acessível a pessoas que usam tecnologias auxiliares de navegação ou navegadores que não reproduzem um vídeo em formato reservado.

3) Problemas de redirecionamento

Se você tiver URLs para dispositivos móveis separados, será necessário redirecionar os usuários desses dispositivos em cada URL para computadores ao URL para dispositivos móveis adequado. Redirecionar a outras páginas (por exemplo, sempre para a página inicial) seria incorreto.

Exemplos:

  • O servidor do seu site para computador está configurado para redirecionar usuários de dispositivos móveis à página inicial do site para dispositivos móveis, independentemente de qual URL eles tenham originalmente solicitado, mesmo que o site para dispositivos móveis tenha a página equivalente à página para computador efetuando o redirecionamento.

seo mobile - redirecionamentos

  • Os URLs do seu site para computador são gerados dinamicamente com parâmetros de URL que não mapeiam ao URL equivalente para dispositivos móveis. Por exemplo, um usuário que procure por uma tabela de horários de trem em uma determinada data no site para computador ficará frustrado se for redirecionado à página de pesquisa geral da tabela de horários no site para dispositivos móveis. Recomendamos que você configure o redirecionamento corretamente se tiver um URL para dispositivos móveis equivalente, de modo que os usuários cheguem à página que procuram.
  • Seu site para computadores redireciona alguns dispositivos móveis, mas não todos. Por exemplo, um site pode redirecionar somente usuários do Android, mas não redirecionar usuários do iPhone ou do Windows Phone para o site de dispositivo móvel.

Ações recomendadas:

  • Use as Ferramentas do Google para webmasters. Caso você seja um usuário verificado, enviaremos uma mensagem para você se detectarmos que qualquer uma das páginas do seu site redireciona os usuários de dispositivos móveis à página inicial. Também vamos mostrar-lhe se identificarmos algum problema de redirecionamento na seção Erros Smartphone Crawl das Ferramentas do Google para webmasters. Use os URLs de exemplo fornecidos nas Ferramentas do Google para webmasters como um ponto de partida para depurar de maneira precisa o problema de configuração do seu servidor.

smartphone-crawl-errors

  • Configure seu servidor para que ele redirecione usuários de dispositivos móveis ao URL equivalente no seu site para dispositivos móveis.
  • Se uma página do seu site não tiver um equivalente para dispositivos móveis, deixe os usuários na página para computadores em vez de redirecioná-los à página inicial do site para dispositivos móveis. Nesse caso, não realizar ação alguma é melhor do que fazer algo errado.
  • Considere usar o Web design responsivo, que exibe o mesmo conteúdo para os usuários de computadores e os de dispositivos móveis.

4) Erros 404 somente para dispositivos móveis

Alguns sites exibem o conteúdo aos usuários de computadores que acessam um URL, mas apresentam uma página de erro aos usuários de dispositivos móveis.

erro de redirecionamento

  • Configure seu servidor para que ele redirecione usuários de dispositivos móveis ao URL equivalente no seu site para dispositivos móveis.
  • Se uma página do seu site não tiver um equivalente para dispositivos móveis, deixe os usuários na página para computadores em vez de redirecioná-los à página inicial do site para dispositivos móveis. Nesse caso, não realizar ação alguma é melhor do que fazer algo errado.
  • Considere usar o Web design responsivo, que exibe o mesmo conteúdo para os usuários de computadores e os de dispositivos móveis.

4) Erros 404 somente para dispositivos móveis

Alguns sites exibem o conteúdo aos usuários de computadores que acessam um URL, mas apresentam uma página de erro aos usuários de dispositivos móveis.

  • Ações recomendadas:
    • Use as Ferramentas do Google para webmasters. Se for um usuário verificado para o site, você receberá uma notificação na Central de mensagens.
    • Se você tiver um site para dispositivos móveis em um URL separado, configure seu servidor para que redirecione usuários de dispositivos móveis ao URL equivalente no seu site para dispositivos móveis.
    • Se você usar a Exibição dinâmica, será necessário que a detecção do user agent esteja corretamente configurada.
    • Se uma página no seu site não tiver um equivalente para dispositivos móveis, deixe os usuários na página para computadores. Exibir o conteúdo que o usuário procura é uma experiência muito melhor do que exibir uma página de erro.
    • Use o Web design responsivo quando possível. Essa configuração permite que você exiba o mesmo conteúdo aos usuários independentemente do dispositivo que eles usam.
    • Verifique o Relatório de erros de rastreamento nas Ferramentas do Google para webmasters. A guia “Smartphone” exibirá uma lista de URLs detectados que retornam os erros 404 somente para dispositivos móveis.

    5) Intersticiais de download de aplicativos

    Muitos webmasters promovem seus aplicativos nativos de negócios aos visitantes de seu website para dispositivos móveis. Se essa ação não for feita com cuidado, pode causar problemas de indexação e levar o visitante a interromper o uso do site.

app-interstitial-small

O intersticial está impedindo que o usuário conclua tarefas.

O banner HTML permite que os usuários concluam tarefas enquanto o aplicativo é apresentado.

Ações recomendadas:

  • Use um banner simples para promover seu aplicativo in-line com o conteúdo da página. Esse banner pode ser implementado usando:
    • O suporte de sistema operacional e navegador nativo, como o Smart App Banners para Safari.
    • Uma imagem ou um banner em HTML, semelhante a um anúncio pequeno típico, que leva à loja de aplicativos adequada para download.

6) Links cruzados irrelevantes

Uma prática comum quando um website atende a usuários em URLs para dispositivos móveis separados é ter links para o página otimizada para computadores, assim como um link na página para computadores que leve à página para dispositivos móveis. Um erro comum é ter links que levem a uma página irrelevante, como por exemplo páginas de dispositivos móveis com links para a página inicial do site para computador.

Ação recomendada:

  • Verifique se os links levam à página equivalente correta.

7) Páginas para dispositivos móveis lentas

É muito importante que seu site para dispositivos móveis carregue rápido. Os usuários poderão ficar frustrados se tiverem que esperar muito para ver o conteúdo.

Ação recomendada:

  • Use o PageSpeed Insights do Google para descobrir se sua página tem algum problema que pode deixar suas páginas lentas, concentrando-se na subseção “Velocidade”?. Resolva os problemas marcados com “Precisa ser corrigido”?.

otimização mobile

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