A importância da Hospedagem para SEO

Hospedagem e SEO

O SEO é uma estratégia complexa e tem diversos fatores que definem o seu resultado. Cada vez mais o Google vem por meio de suas atualizações, focando na experiência do usuário, ou seja, o Google quer que quem faça uma busca, encontre não só o que estava procurando, mas em um site de qualidade.

E entre os fatores que definem se o site é ou não de qualidade, temos a velocidade e desempenho(tempo de carregamento total do site, abertura em dispositivos móveis e etc), e onde o site está fisicamente.

A velocidade do site tem como fator principal fator, a programação e código utilizado. Por exemplo, se você utiliza o wordpress, existem temas que são muito “pesados” e acabam prejudicando o seu desempenho final. O uso excessivo de plugins é outro fator que acaba prejudicando o seu desempenho final.

Mas mesmo que você tenho um site que esteja 100% otimizado, ele pode ficar lento se estiver hospedado em um servidor de baixa qualidade.

Esse é um dos principais motivos de o por que a escolha do seu provedor de hospedagem vai impactar diretamente nos seus resultados finais. Existe outro fator muito importante, mas falaremos dele mais para frente.

A importância da velocidade

A maioria dos acessos a Internet já são por meio de dispositivos móveis, e esse acesso na grande maioria das vezes se dá por meio de plano de dados. São poucos que estão utilizando o celular em redes wi-fi de alto desempenho.

Por isso, ainda temos muitas pessoas com uma internet de baixa qualidade, com pouca velocidade.

E o Google sabe disso, por isso que vem cada vez mais dando importância para sites que são leves e rápidos, pois assim como disse anteriormente, ele está focado na experiência do usuário.

Imagine você fazendo uma busca e ao entrar em um dos sites que estavam nas primeiras posições, o site está super lento e você fica vários segundos olhando para uma tela em branco que fica carregando sem fim.
A reação natural das pessoas é simplesmente sair do site e acessar outro.

Por isso, a tendência é que sites lentos fiquem cada vez mais para baixo nos resultados do Google.

Você pode fazer um teste de velocidade do seu site para saber como está o desempenho dele, o próprio Google tem uma série de ferramentas para isso, veja essa: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/testmysite/

Tempo de disponibilidade

Outro fator muito importante para o Google, é o tempo de disponibilidade do seu site, ou seja, o tempo que ele fica sem sair do ar.

Voltamos para a experiência do usuário, e então imagine você acessando um site que encontrou no Google e ele está fora do ar, decepcionante não é mesmo?

O Google sabe que é sim possível o seu site ter algum problema e sair do ar, mas se isso é algo frequente, ele vai acabar te rebaixando nos resultados pois não quer entregar esse tipo de site para os seus usuários.

E a grande maioria das vezes que um site fica indisponível está ligado ao servidor que ele utiliza. Servidores de baixa qualidade acabam ficando muito tempo indisponíveis, mesmo que em contrato elas prometam disponibilidade de quase 100% do tempo.

Para monitorar isso, recomendamos a Ferramenta UptimeRobot, em que você pode cadastrar o seu site e ele te da um alerta sempre que ele sair do ar ou tiver qualquer outro problema de acesso. Você ainda consegue visualizar relatórios de disponibilidade.

Os tipos de Hospedagem

diferentes tipos de hospedagem

Existem basicamente 3 tipos de hospedagem que você vai encontrar para o seu site, são elas:

  • Hospedagem compartilhada
  • VPS (Servidor virtual privado)
  • Servidor dedicado

Hospedagem Compartilhada

hospedagem compartilhada vs vps

Esse é o tipo de hospedagem mais comum no mercado, a grande maioria dos provedores tem esse tipo de serviço como seu carro chefe.

O grande problema da hospedagem compartilhada é que o seu site está em servidor que está sendo dividido com centenas, até milhares de outros sites.

Seria como se você aluga-se um quarto em uma casa ocupada por outras pessoas.

E qual o problema nisso?

Bom, vocês compartilham diretamente os mesmos recursos do servidor, por tanto, se um site que está no mesmo servidor que você acaba tendo um pico de acessos e consequentemente consumindo mais recursos, o seu site que não tem nenhuma relação com isso, acaba sendo prejudicado e ficando lento, pois tem poucos recursos disponíveis.

Mas o fator mais importante é a questão de que você pode ser punido pelo Google pelo simples fato de estar em uma hospedagem compartilhada.

Imaginem que um dos sites que compartilha com você os recursos daquele servidor, esteja praticando SPAM ou alguma outra prática que vá contra as políticas do Google.
O Google tem como informação de qual servidor, IP e localidade está vindo essas práticas, e como disse anteriormente, vocês compartilham o mesmo recurso, ou seja, para o Google são todos ligados.

É algo raro de acontecer (o Google punir todos os sites em um servidor compartilhado), mas é possível e já presenciamos alguns casos.

VPS

A VPS é um servidor virtual privado, ou seja, mesmo que fisicamente você esteja dentro do mesmo servidor de outros clientes da hospedagem, é criado um servidor virtual em que você tem os seus próprios recursos (memória, processador, armazenamento e etc) exclusivos para você. Sendo assim você não tem os problemas que citamos na hospedagem compartilhada, e também na VPS o seu desempenho é muito maior.

Hoje a VPS é um dos principais custos benefícios quando se trata de hospedagem e já existem diversos provedores de qualidade no Brasil, muitos já utilizam tecnologia de computação em nuvem, melhorando ainda mais os seus recursos e desempenho.

Servidor dedicado

O Servidor dedicado seria a melhor opção no que se diz a desempenho, já que você contrataria um servidor exclusivamente para você. MAs estamos falando de um alto custo para a contratação, e para a hospedagem de sites, na grande maioria dos casos a VPS já vai atender tranquilamente. O servidor dedicado é algo recomendado para clientes que tem sites de grande porte, com milhares de acessos diários.

Conclusão

Se você quer que o seu site tenha bons resultados no Google recomendamos que você já comece a buscar bons provedores de hospedagem e quem sabe focar em uma VPS.

Como disse, no Brasil já temos ótimos provedores de hospedagem, faça uma pesquisa e veja qual o melhor te atende.