Inbound vs outbound marketing: conheça as diferenças

Existem muitos conceitos de marketing, como o Inbound e Outbound, que são cada vez mais discutidos e levados em questão por empresas e diversos negócios, facilitando todo o contato com o cliente, implementando uma metodologia atual no mercado.

Desse modo, fazendo com que a empresa consiga enfrentar diversos momentos, adaptando-se às mais variadas situações e crises no meio em que ela está inserida, facilitando todo o processo e andamento da marca.

Inclusive, isso acaba sendo viável para as empresas de todos os meios, como agencia de stands, entre diversos outros mercados, além de todo o destaque e benefícios que estas ferramentas carregam consigo.

O que é o Inbound Marketing e como é o seu funcionamento?

O Inbound marketing traz consigo toda a essência da palavra em si, sendo um marketing de atração, buscando formas para que seu público seja atraído para o seu negócio, fidelizando os clientes durante todo este processo.

Assim, acaba atraindo estes consumidores através de todas as estratégias estabelecidas pela empresa, por meio de divulgação, campanhas e produtos que cheguem até este cliente e façam total diferença ao serem consumidos.

Como exemplo durante todo este processo, uma empresa de uniformes personalizados para eventos pode adotar o inbound marketing, assim, a atração ao seu cliente será sua principal ferramenta e forma de alcance a este público.

Ou seja, criando toda esta relação de atração, de forma totalmente natural e genuína, fazendo com que a atenção em torno de todo o conteúdo divulgado seja fundamental, para que realmente ele alcance seu consumidor e tenha a máxima atenção dele.

Para que o funcionamento aconteça da melhor forma possível, tendo os resultados preestabelecidos pela empresa, é necessário saber sobre todos os interesses e ferramentas de pesquisa do seu público, além de conseguir resolver todas as dúvidas e problemas.

Sendo, de fato, a solução para os problemas que o seu cliente está passando, enxergando todas as possíveis oportunidades para que ele seja alcançado, e, assim, você tenha toda a atenção e fidelização deste consumidor.

O que é o Outbound Marketing e como é o seu funcionamento?

O outbound, em contramão ao inbound, é um marketing mais tradicional, conhecido e aplicado por muitos, tendo o objetivo principal de oferecer os serviços e produtos da empresa que adota este método.

Assim, as empresas acabam investindo cada vez mais nestes métodos de divulgação, para que este conteúdo esteja no máximo de locais possíveis, fazendo com que todos fiquem com o produto e serviços em suas cabeças.

Como exemplo prático para entendimento, uma empresa que faz a venda de balões metalizados, ao optar pelo marketing outbound, acabará tendo o seu conteúdo disponível em diversos locais, por exemplo:

  • Anúncios de youtube;
  • Televisão;
  • Cartazes;
  • Entre outros meios de divulgação.

Assim, fazendo com que o cliente, de alguma forma, consuma seu conteúdo e tenha acesso ao seu produto, seja de forma natural ou de forma totalmente aleatória.

Uma das diferenças principais destes meios de divulgação, é justamente os valores e o tempo investido em cada campanha. O outbound requer muito mais recursos e investimentos durante todo este processo para que seu funcionamento aconteça.

Como identificar a melhor estratégia para o seu negócio

Pense no inbound e no outbound marketing como dois tipos de comunicação. Além disso, lembre-se que as pessoas têm perfis diferentes e se comunicam de maneiras diferentes dentro de suas rotinas.

Portanto, se não for comunicado de uma forma ou de outra, corre o risco de perder vendas e perder negócios como o aluguel de tendas para festas, bem como de diversos outros itens.

Por exemplo, existem pessoas que preferem a comunicação passiva, para isso o inbound marketing seria o ideal. Outros nunca consumirão seu conteúdo e só serão alcançadas se você usar o outbound

A verdade é que não existe uma estratégia mágica. O sucesso de um ou outro depende dos objetivos de cada negócio, onde estão os clientes, funções, etc.

A dica aqui é que uma mesma empresa pode ter perfis de clientes diferentes ou até opostos. Portanto, combinar inbound e outbound marketing pode levar a melhores resultados.

Com isso, é possível pensar em diversos benefícios durante todo este processo de complementação destas ferramentas, benefícios como:

Fechar negócios, pois através deste trabalho em conjunto é possível potencializar as vendas. Facilitar toda a abordagem, principalmente através da autoridade criada em seu negócio, fazendo com que todo este processo seja mais prático.

E, por fim, aumentar os lucros, isso porque, através desta estratégia se dá mais valor a todos os seus produtos e conteúdos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.