O que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO), é uma técnica de otimização do seu site para os motores de busca (Google, Yahoo e Bing), em que se trabalha na estrutura do Site e da otimização de conteúdo, trabalhando nas palavras-chave que melhor se adequam ao Seu Negócio.
Se você cria um site, mas ele não for otimizado para os buscadores (Google, Yahoo e Bing), dificilmente você será encontrado na WEB.
Você tem um site com um bom design e bem completo, mas dificilmente consegue um novo cliente pela internet?
A resposta é que provavelmente o seu site não está otimizado para SEO, e você simplesmente não é encontrado na Internet.
Você está preparado para entrar no mercado digital?
A Internet não para de crescer e as pessoas têm confiado cada vez mais em suas pesquisas e resultados digitais para realizar suas compras e contratar serviços.
- O Brasil já é a 5ª maior audiência Digital do mundo
Se você tem um site simples para o seu negócio ou mesmo um e-commerce, mas não consegue bons resultados, o principal motivo pode ser porque você não está sendo encontrado na Internet.
Milhares de sites novos são criados todos os dias e o número total já passa de Bilhões.
Como fazer para que seu site seja encontrado em resultados de buscas do Google e que as pessoas o acessem?
SEO vs Adwords
Existem duas formas de se conseguir resultados com bom posicionamento de palavras-chave no Google.
Uma delas é o pagamento ao Google para conseguir posicionamento para determinadas palavras-chave por meio do Google Adwords.
Quando Você cria uma campanha no Google Adwords ela aprece nas páginas do Google nos Campos de Anúncios:
Abaixo desses resultados pagos temos o que chamamos de Resultados Orgânicos, que são os Sites que conseguem resultados através do SEO (Otimização para motores de Busca).
Ao se cadastrar e realizar as campanhas no Google Adwords, os resultados são imediatos, se você está pagando para estar na primeira colocação, você já vai estar lá imediatamente, assim que sua campanha ser autorizada.
Mas de acordo com o próprio Google, os resultados que são anúncios, tem como taxa de clique, de apenas 10%.
Os outros 90% dos acessos vão para os resultados orgânicos, e realmente se você pensar, faz parte do comportamento da maioria dos usuários rejeitarem os anúncios, por pensarem que eles não devem ser o que eles procuram, já que se tratam de anúncios, ou seja, mesmo que você esteja em primeiro dos resultados pagos, você está perdendo um número considerável de acessos.
Por isso é de extrema importância, se fazer um planejamento de SEO e incluir isto diretamente na sua estratégia de negócio, já que estar entre os primeiros resultados do Google faz com que você tenha bons resultados independente do seu tipo de negócio.
Desde um serviço ou mesmo para venda de produtos, estar entre os primeiros resultados do Google é sempre bom para os negócios, já que o número de pessoas que compram ou mesmo pesquisam sobre serviços antes de contratar, cresce a cada dia.
Então, como faço o SEO do meu Site?
SEO: Search Engine Optimization
SEO ou Otimização para motores de Busca em tradução para o português, significa uma restruturação de sites para que o Google e outros buscadores possam identificar o seu conteúdo corretamente e relacionar o seu site nas pesquisas de acordo com o seu negócio.
Se você vende um serviço de câmeras de segurança, por exemplo, e o seu site através de SEO está otimizado para a palavra-chave “CFTV” e ele aparecer nas primeiras páginas do Google, o potencial de se obter clientes é enorme.
De acordo com o Google o termo CFTV tem em média de 10 a 100 Mil pesquisas mensais!
E se essas pessoas encontram facilmente a sua página o seu negócio cresce exponencialmente.
Isso se aplica para qualquer negócio, tanto de serviços como de produtos.
O SEO é um conjunto de técnicas poderosas que podem gerar muito resultado e por isso vem crescendo cada vez mais.
O Google leve em conta aproximadamente 200 fatores para criar uma página de resultados e ainda vem atualizando constantemente o seu algoritmo para poder entregar uma melhor experiencia para seus usuários, por isso é necessário além de estar com o site bem estruturado se manter atualizado constantemente sobre as atualizações do Google.
Sites Otimizados
Existem duas vertentes de SEO, sendo:
SEO Onpage – Técnicas de SEO que são realizadas diretamente no seu Site, como:
- Otimização do texto de acordo com as palavras-chave
- Otimização de Imagens
- Links Internos
- Velocidade do Site
- Navegação do Site
- E diversos outros fatores que influenciam no Resultado de SEO
SEO Offpage – São as técnicas que buscam conseguir entre outros fatores, links para o seu Site, que ajudam na credibilidade dele junto ao Google, e que são de extrema importância nos resultados Finais.
Nós já falamos como é importante ter um Site otimizado, pois não basta apenas ter uma boa aparência se o seu site não é encontrado.
Quando falamos de um Site Otimizado, estamos falando do SEO Onpage, e que muitas vezes, dependendo da concorrência da sua palavra-chave principal, já é o suficiente para se conseguir ótimos resultados.
Aqui na Cloud Market, com apenas o site otimizado, já conseguimos colocar Sites na 3° posição da primeira página do Google, e aumentar consideravelmente os seus clientes como consequência.
Algumas Técnicas de SEO:
Além de pesquisas de concorrentes, identificação de público-alvo, o SEO conta com outras técnicas, como:
- PESQUISA E OTIMIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE;
- FORMATAÇÃO DE CONTEÚDO;
- OTIMIZAÇÃO DE TÍTULOS E URLS;
- ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DO SITE;
- LINK BUILDING (links apontando para o seu site, o que aumenta a credibilidade do mesmo);
- LINKS PATROCINADOS;
- LINKS E ENGAJAMENTO EM REDES SOCIAIS.
O Google é o principal site de buscas da Internet, e uma das maiores fontes de tráfego da Internet.
Mas existem outros buscadores como o Yahoo e o Bing, da Microsoft, que vem aumentando sua participação no mercado devido o aumento dos Smartphones com Windows que tem o buscador como padrão.
O Bing lançou recentemente uma serie de ferramentas voltadas para SEO, o que pode ser uma boa alternativa.
Mesmo que o tráfego originado dessas fontes fontes não alcance números tão grandes quanto o Google, já podem ter resultados significativos para o site da sua Empresa.
Nós da Cloud Market trabalhamos com Otimização de SEO para o BING , procurando sempre fontes qualificadas de tráfego.
Fique Ligado que em breve iremos postar mais dicas para você conseguir Resultados Para o Seu Site!
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.