Não é mais novidade que as redes sociais e o SEO precisam andar de mãos dadas para te levar aos primeiros resultados orgânicos do Google e para alcançar mais potenciais clientes de forma qualificada.
As redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial do marketing digital. Anteriormente, seu papel era apenas promover produtos e atingir um público mais amplo.
No entanto, eles agora podem agregar valor ao seu site e melhorar a posição do seu blog Com base na classificação dos principais mecanismos de pesquisa.
Este conteúdo mostrará como as mídias sociais podem impactar os resultados de SEO. Você também encontrará dicas úteis sobre como criar conteúdo que ajude indiretamente o SEO do seu site.
Saiba o que é SEO
Otimizar o conteúdo para os mecanismos de pesquisa é um conhecimento antigo dos profissionais de marketing digital. Ainda assim, é sempre bom saber mais sobre ele, afinal, é algo que está em constante aprimoramento.
O principal objetivo das regras de SEO é catalogar e classificar as páginas publicadas diariamente na Internet de acordo com sua relevância e qualidade.
Por conta disso, o primeiro resultado que surge no Google para a pesquisa “automatização industrial” não ocorre por acaso. Os resultados estão posicionados dessa forma devido à avaliação dos algoritmos do próprio motor de busca considerando diversos aspectos.
Em outras palavras, você precisa usar técnicas que influenciam os algoritmos dos mecanismos de pesquisa para estabelecer boas classificações de página.
De um modo geral, a classificação depende de fatores relacionados à qualidade da experiência do usuário naquela página.
Para além dos sites, é importante dizer que os princípios de SEO podem ser aplicados, também, às redes sociais, visando utilizar os algoritmos das redes para posicionar a marca.
Compreenda a relação do SEO com as redes sociais
Trabalhando bem a parte de SEO, ou seja, a construindo estrategicamente, é possível deixar a loja de cortinas blackout com mais destaque no Google.
Para que isso seja possível, o SEO funciona a partir do uso de palavras-chave específicas relacionadas ao conteúdo pesquisadas no planejador.
São elas que chamam a atenção dos usuários, distribuídas em:
- Títulos;
- Legendas;
- Links de URL;
- Descrições de anúncios.
Também devem ser incluídas em outras plataformas, como blogs, sites, canais do YouTube e principalmente nas redes sociais. Nas redes, geralmente elas aparecem em forma de hashtags.
Além de dar longevidade às publicações, graças às curtidas e comentários, também permitem o uso de links para agilizar a indexação do conteúdo.
Então, é extremamente importante ter as regras de SEO em mente na hora de elaborar postagens no Twitter, Facebook e derivados.
Confira como usar o SEO em redes sociais
Um plano técnico estruturado de SEO é um dos principais pilares de um blog de sucesso, e também deve ser aplicado nas postagens nas redes sociais do fabricante da oficina automotiva.
Separamos dicas e exemplos para explicar exatamente como usar as mídias sociais e SEO para converter seus resultados, acompanhe.
Produza conteúdo de qualidade
Assim como os buscadores dão mais relevância a artigos que apresentam conteúdo de qualidade, as redes distribuem melhor materiais que aparentam trazer valor aos usuários. Por isso é fundamental apresentar postagens relevantes nas redes sociais.
A combinação de técnicas utilizadas nas redes sociais e SEO representa uma série de toques sutis que podem transformar a forma como seu conteúdo é apresentado.
Nesse ponto, o primeiro passo é definir o tema e a palavra-chave do post sobre chaves de segurança, por exemplo.
Adote uma linguagem que tenha ressonância com o público que você visa alcançar. Depois, seja o mais conciso possível.
Promova o conteúdo
Milhares de posts são criados todos os dias, fazendo com que – se não houver um diferencial importante – o conteúdo se torne um entre muitos, não chamando a atenção pretendida.
É precisamente aqui que as mídias sociais e o SEO podem ajudar a aumentar o alcance de suas postagens.
Divulgar seu conteúdo nos sites certos e com linguagem clara e objetiva pode manter sua mensagem relevante para os usuários, ressoando com aqueles que se identificam e podem se tornar clientes. Além disso, é possível tornar um material compartilhável entre grupos.
A comunidade que você pode construir nas mídias sociais interagindo com outros usuários abre a possibilidade de compartilhar links com usuários que apresentam os mesmos interesses em galpões de lona.
Esse tipo de aliança expõe a marca a um número maior de pessoas potencialmente interessadas em sua ideia.
O link building é um dos fatores considerados pelos buscadores que podem aumentar a relevância do seu site, trazendo-o para os primeiros resultados.
Alinhe on page e off page
SEO on page refere-se ao uso de palavras-chave, backlinks com links internos e externos para sua página e design responsivo para dispositivos móveis no site, por exemplo.
As estratégias de otimização off page, por outro lado, adicionam relevância à sua página por meio de links de entrada, por exemplo, quando outro blog direciona para seu site, ou mesmo quando você o menciona em suas mídias sociais.
Isso significa que o compartilhamento social também é responsável por criar links para seu site. Ou seja, é importante investir nisso para gerar tráfego orgânico.
Otimize seu perfil
Ter um perfil bem estruturado é essencial para o sucesso da sua estratégia de mídia social. Portanto, certifique-se de que sua conta esteja configurada para envolver os seguidores assim que eles chegarem.
Isso inclui usar uma foto de perfil que represente bem sua marca e desenvolver uma biografia que indique claramente quem a marca é.
Aqui, é importante observar a consistência da apresentação da sua identidade visual em todos os canais.
Por exemplo, as mesmas cores e elementos visuais que você usa em sua conta do Facebook devem ser reproduzidos no YouTube.
Além disso, não perca a oportunidade de usar o espaço para incluir um link em seu perfil. Na maioria das vezes, as empresas de ensaio de dureza optam por direcionar os visitantes para a página inicial de um site, mas isso pode variar.
É interessante levá-lo ao canal que melhor irá direcionar o relacionamento com esse usuário. Por exemplo, encaminhar ao canal do YouTube no qual há um conteúdo complementar ou até mesmo uma landing page é possível.
Use imagens e vídeos
Embora a atenção esteja no conteúdo escrito, é sabido que as imagens desempenham um papel importante no bom desempenho do SEO de um site e das redes.
Então, além de usar imagens de qualidade para enriquecer seu conteúdo, procure otimizá-las.
Os nomes dos arquivos são as primeiras informações que os mecanismos de pesquisa procuram, portanto, use um nome explícito em vez de um nome gerado automaticamente.
É importante que o nome, ao ser lido, indique que a imagem é a fotografia de uma guilhotina industrial, para que os mecanismos de busca possam encontrá-la.
Além do título, preste atenção na definição de texto alternativo, que é uma descrição mais detalhada da figura. Pense nesse recurso como uma tentativa de aumentar o alcance do conteúdo.
Inclusive, é importante ressaltar que o texto alternativo tem um papel especial para softwares voltados para deficientes visuais, que o utilizam para ouvir uma descrição precisa do que está na imagem.
Seja estratégico com o volume e período
A inconsistência nas redes sociais é um dos maiores pecados que uma marca pode cometer. Se isso acontecer, você perde seguidores, não recebe tantos compartilhamentos e links externos, reduz o alcance, e tudo isso reflete no seu SEO.
Mesmo se você apostar em um volume de postagem baixo desde o início, é importante manter uma frequência regular.
Além disso, preocupe-se em encontrar os horários e temas certos para o seu público, decisão que pode ser tomada com base nos dados fornecidos pelo próprio Instagram e pela interação.
Se você já possui uma conta profissional, vá para a barra de ferramentas do seu perfil e clique em “Informações”.
Lá, selecione a opção “Público” para ter acesso a informações valiosas, incluindo os momentos mais ativos de seus seguidores.
Como as mídias sociais ajudam no SEO?
Detalhes dessa relação entre SEO e mídias sociais podem ser encontrados nos sinais que os compartilhamentos indicam.
À medida que mais e mais pessoas compartilham seu conteúdo nas redes sociais, isso mostra que suas postagens são úteis para seu mercado e público-alvo, fazendo com que os algoritmos o coloque em evidência..
Os compartilhamentos, curtidas e comentários que seus artigos recebem são sinais importantes que o Google e outros mecanismos de pesquisa usam para classificar seu site e redes sociais, bem como para que as redes ampliem o alcance do conteúdo frente a um público mais qualificado..
Como a mídia social afeta indiretamente os rankings de busca, é importante considerar esse canal como um potencial gerador de tráfego para seu blog ou site. Mais do que os cliques diretos que você pode obter ao publicar um artigo sobre balança comercial.
Quando você cria e publica ótimos materiais que envolvem seu público, essas pessoas podem se tornar defensoras da sua marca.
Isso acontece porque você está dando a eles algo de valor. O que significa que seu público lerá e compartilhará artigos com amigos e seguidores.
Conclusão
Os princípios de SEO ditam muito do que acontece nos mecanismos de busca, a relevância e o volume de acessos dos sites mais visitados.
Comece a olhar as redes sociais como uma extensão do seu blog e do seu site. Assim, fica mais fácil otimizar o perfil e qualificar o alcance.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.