Entenda qual o Impacto do Bloqueio do Whatsapp para o seu Negócio
Um dia ou dois sem usar Whatsapp e VOCÊ acha que a sua vida social não existe mais, o mundo parece que fica de cabeça para baixo, inúmeros memes não param de surgir nas redes sociais que ainda restam. O que causou tudo isso foi uma decisão tomada essa semana pela Justiça do Brasil, mais especificamente o juízo de Sergipe.
A justiça decretou que as Operadoras de Telefonia Bloqueassem o acesso ao Aplicativo, pelo não cumprimento de uma ordem judicial anterior, que determinava o compartilhamento de informações que subsidiariam uma investigação relacionada ao tráfico de drogas no Município de Lagarto à 37 Km da Capital – Aracaju. Essa atitude tem repercutido no mundo inteiro, sendo visto como desproporcional, até mesmo porque segundo o Facebook, dono do Whatsapp, as informações solicitadas pela Polícia Brasileira não estão armazenadas.
Esse bloqueio ao aplicativo é bastante comum em países que declaradamente suprimem os direitos de seu povo. Mas a força da liberdade que vivenciamos não pode ser atingida, pois o mundo entrou em um processo de colaboração e compartilhamento instantâneo por meio das redes sociais. Não é possível que essa maneira de pensar retroceda.
Um mundo conectado gera oportunidades que vão além do relacionamento pessoal, diversas empresas têm seus negócios totalmente ou em parte baseado nestas plataformas. Algumas empresas fazem seus anúncios, realizam vendas e mantém seus sistemas de pós vendas por meio de Facebook, Whatsapp, Instagram, Snapchat,etc. Então o desespero por ficar sem acesso as Redes Sociais se estende à pessoa privada, que reconhece o poder dessas ferramentas de relacionamento.
A IMPORTÂNCIA DE NÃO FOCAR APENAS EM UMA REDE SOCIAL
com o Bloqueio do whatsapp, surgiram muitas notícias de como vários empreendedores perderam negócios e consequentemente dinheiro pois não perderam o seu único método de contato com o Cliente.
A praticidade do whatsapp é inegável, por isso o seu sucesso, mas devemos sempre pensar em outros modos de venda, comunicação e tratamento com os Leads/clientes. Focar apenas em uma ferramenta é o famoso “Colocar todos os ovos em uma mesma cesta”.
Existem diversas outras redes sociais, e aplicações de comunicação que podem e devem ser utilizados para a promoção e comunicação de um empreendimento.
Crie uma estratégia de ter perfil em várias redes sociais, e de se comunicar com o cliente de diversas formas, e assim quando uma delas estiver indisponível, basta usar uma outra e avisar seus clientes. Assim não existe o problema de ser pego despreparado.
TENHO UMA EMPRESA E QUERO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA MEUS NEGÓCIOS
Para que VOCÊ alcance bons resultados nessas mídias é preciso trabalhá-las de forma correta, entendo o seu público e postando conteúdo de qualidade, algo que seja relevante para a pessoa que segue a sua página. Tenha paciência e não queira vender a todo custo.
É claro que a intenção do perfil é direcionar seus seguidores a fazerem uma compra, mas não poste produtos e ofertas de maneira desenfreada. Uma boa forma de trabalhar é que de cada 10 publicações, 8 NÃO devem oferecer um produto logo de “cara”, elas até podem, ou melhor, devem estar relacionada ao negócio, mas não de forma explicita. A cadeia de valor gerada nas relações por meio das Redes Sociais fará com que o seu cliente se lembre da sua empresa e até mesmo se torne um potencial divulgador da sua marca.
Uma rede social ativa é melhor que qualquer cartão de visitas ou aqueles tradicionais panfletos. Nelas o seu público estará sempre em contato com sua marca. Outra dica é em relação a quantidade de seguidores e o melhor, a qualidade dos seguidores. Um número muito alto de seguidores até pode chamar a atenção, mas o que de fato importa é a qualidade desses seguidores, o engajamento em relação ao seu negócio.
Uma forma de conseguir seguidores é realizando promoções em sua Fanpage. Essa divulgação tem saído do mundo offline e tomando conta do digital. Mas algumas empresas comentem alguns erros ao criar tais “iscas” para seu negócio, por não se preocuparem com a qualidade dos interessados na promoção, é preciso atrair participantes que tenham certo interesse por sua marca e aproveitar para colher o máximo de informações possíveis desses.
Procure informações de como proceder para criar um “sorteio” na rede social que mais tem haver com seu negócio. Outra coisa importante é entender qual plataforma funciona melhor para sua empresa, mas é claro que você não precisa abrir mão de outras mídias, até mesmo porque é possível fazer o que chamamos de transmitir, que é de forma simplificada, falar de uma mídia dentro de outra mídia.
Essa são apenas algumas dicas para que VOCÊ possa começar a utilizar o potencial máximo das redes sociais por meio do Marketing Digital. Caso queira saber mais sobre o que fazer e como posicionar o seu negócio para que seu público o encontre, entre em contato conosco.
Aguardamos VOCÊ para uma conversa sobre Marketing Digital e como sua empresa poderá alcançar melhores resultados. Podemos mostrar alguns dos nossos CASES DE SUCESSO, clientes que alcançaram o sucesso através da Internet.
CEO e Gestor de Projetos de SEO na Cloud Market. Especialista em SEO atuando há mais de 9 anos no mercado.