Desenvolvimento de Apps – A Importância de um Contrato de Sigilo

Tem uma ideia de Aplicativo?

Você tem uma ideia Genial para um Aplicativo e a certeza que ela irá dar muito certo. Precisa tirar a ideia do Papel e entra em contato com diversas empresas e desenvolvedores.

Por algum motivo acaba adiando o projeto, e descobre logo após um tempo que a sua ideia foi lançada em outro App com funções extremamente semelhantes a ideia que você tinha.

O que fazer?

Será que foi alguma das empresas ou desenvolvedores que você entrou em contato anteriormente?

Desenvolvimento de App - Roubo de ideias

Já falamos aqui sobre como é importante tirar a sua ideia do papel, mesmo que seja com um MVP (Clique aqui e saiba mais sobre o MVP), pois por mais que você acredite que a sua ideia seja única, pode acontecer sim de alguém ter uma muito semelhante e lançar antes de você.

O mercado de Apps está ficando bastante concorrido, por isso é importante sempre procurar sair na frente, mas lembrando sempre de ter um bom planejamento, manter sempre a qualidade do App e ter um bom serviço de divulgação.

Mas além do risco de alguém ter uma ideia semelhante e lançar antes de você, é sempre bom ter cuidados com maus profissionais, e se precaver.
Infelizmente esse tipo de problema existe. Recentemente aqui na Cloud Market um dos nossos clientes nos contou que fez diversos orçamentos de uma ideia de aplicativo, e pouco tempo depois uma empresa lançou o Aplicativo por conta própria no mercado.

Protegendo sua Ideia

Caso você vá desenvolver um App para uma função interna da sua empresa, algo específico para seus clientes, ou voltado para um público que você tenha acesso, talvez não tenha a necessidade de ser tão cauteloso. Mas se você planeja lançar um Aplicativo que visa o público em geral, e que pretende faturar com ele, é sempre bom se precaver.

A melhor forma de fazer isso é com a assinatura de um contrato de sigilo/confidencialidade com as empresas que você for fazer orçamento.

Ambas as partes assinam o contrato e somente depois você passa a sua ideia para que a Empresa ou desenvolvedor possa orçar.

Isso te da uma proteção bem maior e a garantia que mesmo que ocorra problemas, você está respaldado por um contrato.

Registrando a Ideia

Outro fator importante é o registro da sua ideia no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que permite registrar a sua Patente.

Além disso. o INPI possui um registro para programas de computador, em que você, depois do software pronto pode registrar o código fonte dele.

Nós aqui da Cloud Market, quando se trata do desenvolvimento de aplicações, usamos um contrato de sigilo/confidencialidade sempre que o cliente julgue necessário para fazer o orçamento.

Mas se você for fazer outros orçamento pode elaborar o seu próprio contrato e já enviá-lo para as empresas ou profissionais que pretende contactar. Existem diversos modelos na Internet.

 

Saiba Mais Sobre o Nosso Serviço de Desenvolvimento de App

Desenvolvimento de Apps – A Importância de um Contrato de Sigilo
5 (100%) 1 vote

Você Também Pode Gostar: